Se deseja aprender novas técnicas para falar bem em público, esse artigo foi feito para você, com um guia completo para melhorar sua oratória!
Afinal, em um mundo onde a comunicação é uma habilidade que precisa ser dominada, esse conhecimento se torna muito necessário e importante.
Pois é muito importante, não importando a área de conhecimento, tornarem -se especialistas nesse assunto, para que sua atuação os ajude a conquistar a atenção de seu público-alvo.
E com o domínio do uso da oratória, até a pessoa mais tímida é capaz de despertar a atenção, o respeito e se fazer compreender em meio às suas reflexões.
Para alcançar tal objetivo, é preciso entender o que é a oratória, e é sobre isso que vamos falar agora.
Oratória: o que é?
São muitas as definições sobre esse tema, que tanto descreve esse ato como uma arte quanto um ato natural, mas que também pode ser compreendida como uma técnica a ser dominada.
Claro que algumas pessoas nascem com a facilidade de desenvolver tal habilidade, mas outras podem sim aprender essa técnica, ou a pessoa que tem naturalmente a habilidade da oratória, aprender a desenvolver a técnica de forma mais científica para dominá-la ainda melhor.
Sendo assim, podemos dizer que melhorar sua oratória é obter um composto de técnicas que cooperam com a estruturação e a declamação de discursos que atraem seu público-alvo.
Desta forma, entendemos que é um campo em que a linguagem transmite uma determinada mensagem de forma irrefutável.
A importância da oratória
A importância da oratória se dá no desenvolvimento da sua carreira profissional, por exemplo, pois apesar de não estar presente em uma grade curricular de formação profissional, o domínio dela te garante a porta aberta para seu campo de atuação, visto que é reconhecida mundialmente nas mais diversas áreas do saber.
Por isso, em muitos lugares do mundo, são ofertados cursos rápidos para cooperar com profissionais de diversos setores, inclusive com pesquisadores, na estruturação das apresentações públicas e na realização dos discursos a serem apresentados, tornando-os mais interessantes.
Além disso, sem dúvida, aumenta a possibilidade de oportunidades grandiosas no mercado de trabalho, não só na hora da entrevista, mas principalmente nos setores em que as equipes precisam estar engajadas, ou em que novas parcerias precisam ser conquistadas, e até mesmo nas que lidam com pessoas, seja direta ou indiretamente.
Viu como é totalmente relevante melhorar sua oratória? Os benefícios que são agregados são inúmeros e podem motivar não só seu público alvo através de discursos empolgantes, mas melhorar a comunicação nos setores, dar engajamento às equipes e aproveitar melhor as oportunidades que surgem.
Então, vamos agora entender como desenvolver uma boa oratória, e para isso continue a leitura.
Como desenvolver uma boa oratória?
Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? Então, neste caso, para que a sua oratória alcance o status de perfeita, é preciso ter prática, então treine diariamente, seja falando no espelho, seja usando um microfone, para que assim você se familiarize com o processo e melhore seu discurso.
Se possível unir as duas estratégias: microfone e espelho no momento da prática, peça ajuda a amigos e familiares, usando-os como uma pequena platéia como parte do seu treino, pedindo a opinião sobre sua desenvoltura e compreensão do discurso.
Invista na leitura de bons livros sobre o assunto, em cursos, participe de congressos ou palestras, tire suas dúvidas.
Minimize a ansiedade se preparando com antecedência, contorne o medo da apresentação em si, lembrando que o medo faz parte da nossa estrutura humana, pois é um mecanismo natural de autopreservação.
No entanto, não deixe que o medo te domine, lembre-se de que você é capaz, mas isso não impede de que imprevistos aconteçam e tudo bem. Não se cobre demais e concentre-se em todo preparo que teve para melhorar sua oratória até o momento de se apresentar e que o domínio do tema e da situação são totalmente seus.
Veja abaixo mais dicas de como conseguir melhorar a sua oratória:
Dicas para melhorar sua oratória
- Prepare sua apresentação com antecedência: Não deixe para preparar sua apresentação em cima da hora, pode acontecer algum imprevisto e você não estar bem preparado para ela.
Não faça slides longos, não leia o que está escrito e sim os prepare com imagens, palavras-chaves, pois elas te ajudarão a se orientar e, ao mesmo tempo, atrair a atenção da platéia. - Escolha a linguagem que melhor se adequa a você: Faça perguntas sobre quem é sua audiência antes de preparar sua apresentação.
Escolha qual tipo de linguagem vai ser usada, se formal ou informal, que tipo de termos técnicos serão utilizados, quais os melhores recursos visuais e outros, de forma a ser compreendido por todos os presentes. - Seja objetivo: Pesquise não só sobre o tema, mas sobre o público que poderá estar presente, pois são de todos os níveis de conhecimento, e todos precisam ser cativados e não enfadados.
- Faça das pausas uma estratégia: Entre um slide e outro procure fazer das suas pausas uma estratégia, para que o público consiga assimilar e acomodar o que está sendo falado, e assim, melhorar sua oratória.
Faça perguntas retóricas, por exemplo. Esse é um recurso que vale para o público, mas também para que você se lembre dos próximos passos a serem seguidos. - Esteja focado na sua narrativa: Faça uso de exemplos para inspirar sua audiência, use exemplos pessoais se for preciso ou mesmo de outras personalidades, para que quem te ouve seja empático sobre a relevância do assunto.
- Mantenha mensagem, tom de voz e gestos alinhados: Seja coerente para passar credibilidade ao seu público, de forma que sua mensagem, a tonalidade da sua voz e os seus gestos tenham uma linguagem alinhada, que passe a ideia de que você domina o assunto.
- Tenha referências para seguir: Uma estratégia que pode ajudar muito é o de acompanhar as apresentações de personalidades dos quais você tem algum nível de admiração.
Isso não significa que você deva imitá-los, mas se inspirar neles, ganhando sua própria identidade como oradora.
Agora que todos os passos mais importantes foram descritos aqui, através de dicas valiosas como essas, esperamos que as técnicas apresentadas sejam uma excelente estratégia para melhorar sua oratória.