Networking: a ferramenta poderosa

Certamente o networking realmente é uma ferramenta poderosa, sendo que sabemos que ninguém constrói uma carreira de muito sucesso sozinho. Dessa maneira, será preciso ajuda de colegas de trabalho, amigos, professores e chefes para finalmente poder alcançar seus objetivos.

Lembrando sempre que é esta rede contatos que construirá ao longo de sua vida profissional, e que permitirá uma rede de apoio.
Lembrando que quando usado com muita eficiência o networking realmente é decisivo na hora de escalar posições hierárquicas na empresa, mudar de empresa ou até mesmo se tornar um profissional de maior destaque na área de atuação.

Saiba o que é networking

Primeiramente network nada mais é do que uma rede de relacionamentos ou de contatos, e networking acaba dando nome total à atividade capaz de cultivar tal rede.

Lembrando que todas as duas palavras acabam dizendo respeito ao mesmo assunto, sendo que a diferença entre ambas é justamente que network realmente é ligada ao significado substantivo de “rede de contatos”, já a segunda palavra acaba nomeando a atividade.

Compreenda ainda, que network acaba sendo um termo que vem diretamente do inglês, sendo que “net” é rede e “work” é trabalho, e significa ainda uma rede de contatos ou relacionamentos.

Ademais, sobre o networking é uma atividade bem completa de cultivar uma rede de pessoas que trocam não apenas informações como também conhecimentos entre si.

Será que fazer networking é pedir emprego?

Apesar de o networking ser extremamente útil principalmente quando buscamos recolocação no mercado, então o mesmo deve ser usado exclusivamente para essa finalidade. Sendo assim, o objetivo realmente é o de estabelecer uma relação de ajuda mútua entre os profissionais.

Dessa forma, fica da seguinte maneira: as pessoas acabam recorrendo ao profissional quando precisam de certos favores e então retribuem quando necessário.

Muitas pessoas acreditam que ser popular acaba ajudando e muito na construção, porém, saiba que não é tão simples assim. Não há necessidade alguma de ter milhares de amigos para finalmente ter uma excelente rede de contatos!

O ideal é conhecer as pessoas certas, tudo ao invés de sair por aí acumulando diversos cartões de visita e investindo naqueles relacionamentos que não são capazes de levar a lugar algum.

Lembrando que os próprios consultores de carreira acabam sendo unânimes principalmente quando dizem que a qualidade dos relacionamentos é bem mais importante do que a própria quantidade de contatos do networking.

Como iniciar seu networking?

Certamente uma excelente dica para iniciar seu networking é realmente analisar os amigos que estão presentes no LinkedIn, Instagram, do Facebook e até mesmo no WhatsApp e então separá-los em pequenos grupos, tudo de acordo com as atividades profissionais de cada um deles.

Ademais uma boa ideia é realmente a de fazer uma pequena ficha do contato em questão anotando todos os dados, entre os mesmos: empresa onde a pessoa trabalha, e-mail, telefone e cargo da mesma.

Depois de concluir essa lista, então jamais perca a oportunidade de efetivamente estabelecer conexões novas, e então continuar alimentando seu networking com excelentes contatos.

Entenda: você encontra as pessoas certas nos lugares certos

Veja bem, dificilmente você conhecerá pessoas que são capazes de influenciar sua carreira, no supermercado, na academia ou até mesmo no shopping.

Sendo assim, a ideia para encontrar os melhores contatos é justamente a de participar de conferências, palestras e até mesmo eventos da sua área para finalmente ampliar sua rede de relacionamentos.

Ademais, uma boa alternativa para aquelas pessoas que não estão trabalhando e que não possuem tempo de frequentas esses mesmos lugares, é justamente o de fazer cursos de educação a distância.

Além disso, entenda que conseguirá então ter encontros presenciais que são realizados com colegas e professores de classe, sendo que os estudantes do EAD.BR, realmente possuem a oportunidade de fazer amigos por fora da cidade e ainda durante a Web conferências, ou demais atividades online que são capazes de reunir estudantes do país inteiro.

Sempre mantenha seu networking ativo

Depois de já ter uma lista super forte de contatos, então é ne, importante que você lembre que o networking realmente é um investimento de longo prazo, logo o mesmo precisa de muita atenção para dar resultados.

Sendo assim, é muito importante manter esse contato constante com seus amigos e conhecidos, dessa maneira, é importante enviar mensagens de aniversário, comemorando então com ele novas conquistas ou até mesmo compartilhando artigos de interesse profissional.

Veja algumas dicas para fazer networking mesmo sendo introvertido ou tímido

  • Entre as dicas para fazer um bom networking sendo tímido ou introvertido estão os seguintes:
  • Procure sempre selecionar bem como conversar com as pessoas para evitar desgastes;
  • Procure pedir intermediários capazes de te apresentar contatos, justamente porque alivia a pressão;
  • Comece fazendo contatos iniciais online;
  • Sempre tente chegar mais cedo: veja bem, quando não há muita gente, então é bem menos intimidante abordar alguém;
  • Ademais, procure entender que durante esses contatos, deverá então fazer as perguntas certas para cada pessoa que deseja conhecer antes da hora, somente assim, não precisará gastar tempo falando de amenidades.

Ampliando seu networking

Para ampliar sua rede de contatos, entenda que precisará seguir algumas dicas, sendo assim, vamos conferir abaixo:

Lembre-se de dizer sim aos convites, mesmo que realmente não saiba como aproveitará esse evento, quer seja uma palestra, conversa em um simples happy hour ou até mesmo em uma reunião;

Lembre-se que se você quer algo, deve então comunicar e divulgar a todos que conhece e onde quer que os encontre, procure sempre falar sobre seus planos com bastante entusiasmo e peça sempre por feedbacks;

Procure marcar presença com certa frequência, jamais seja aquele tipo de pessoa que somente aparece quando necessita de algo. Lembre-se: as pessoas devem lembrar de você quando oportunidades surgirem;

Sempre procure respeitar seus concorrentes, em hipótese alguma fale mal deles, e procure lembrar que o mundo dá voltas e pode ser que você precise deles algum dia desses;

Faça anotações dos contatos de pessoas que deseja conhecer procure então se comunicar com bastante frequência alimentando assim seu networking com sucesso;

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.