É fato que todo vendedor espera sempre vender mais. Entretanto, você está no rumo certo para conseguir alcançar esse objetivo?
Ser um profissional qualificado, hoje em dia, exige não apenas conhecimento sobre vendas. Também é necessária uma visão mais ampla sobre o mercado e sobre os anseios do consumidor.
Não adianta se apegar somente em ideias subjetivas, como “acreditar nos próprios sonhos” e “ter força de vontade”. Precisamos ir além e focar nas soluções práticas que, realmente, impactem nos resultados no dia a dia.
Foi justamente pensando nisso que preparei um conteúdo mais objetivo sobre como aumentar as suas vendas. Fique de olho nessas sugestões!
1. Não persista com os clientes errados
Todo cliente deve ser bem atendido. O vendedor está na linha de frente e não representa apenas a si mesmo como também a empresa.
Por outro lado, de nada adianta ficar persistindo e usando todos os seus argumentos com alguém que não está disposto a ouvir o que você está dizendo. Focar em clientes desinteressados só prejudica o seu desempenho.
Procure segmentar quais os clientes que realmente fazem parte do público alvo para seus produtos e serviços. Assim, seus esforços serão melhor recompensados.
2. Seja direto e impactante
Em tempos de storytelling, muitos vendedores acabam se perdendo em longas explicações para tentar persuadir o consumidor a comprar. Só que quanto mais curta e direta for a sua mensagem, mais impacto ela é capaz de causar.
Quer ver só? Confira alguns aspectos sobre boas abordagens em vendas:
Falas curtas: o cliente geralmente não está interessando em saber toda a história daquele produto. De início, ele quer uma informação mais sucinta. Os detalhes devem ser deixados para um estágio mais avançado do funil de vendas;
Mensagem direta: seja objetivo e diga para que o produto ou serviço em questão serve na prática. Isso otimiza muito mais o seu tempo e o do cliente também;
Descrição impactante: apesar de curta e direta, a sua descrição precisa impactar e chamar a atenção pelos problemas que o produto ou serviço é capaz de solucionar. A ideia é mostrar ao consumidor o que ele estará perdendo se abrir mão da aquisição.
3. Trabalhe em equipe
O nicho de vendas é extremamente competitivo, isso não podemos negar. Mas uma equipe de vendedores não é mais forte que o seu elo mais frágil. Ou seja, precisamos aprender a trabalhar em conjunto.
O seu sucesso não deve ser construído em cima da dificuldade dos outros. Muito pelo contrário: um vendedor bem sucedido é aquele que contribui com o grupo também.
Existem diversas adversidades a serem superadas no contexto atual e, quando um colega apoia o outro, as chances de todos crescerem em conjunto são muito maiores. Até mesmo a motivação decorrente do clima organizacional muda para melhor.
4. Fortaleça o networking entre clientes
Networking virou um termo da moda nos últimos tempos e não é por mero acaso. O mundo dos negócios e das vendas exige dinamicidade nas interações sociais.
Você pode promover o networking entre os seus clientes. Se algum deles têm uma habilidade que pode contribuir com a demanda que outro relatou, coloque ambos em contato.
Quando seus clientes fizerem negociações entre si, você certamente será lembrado(a) por ter favorecido isso. Sendo assim, é bastante provável que procurem retribuir de alguma maneira, seja comprando mais ou indicando você para amigos e familiares.
5. Faça marketing pessoal
Se você não parecer qualificado no que faz, não receberá a devida atenção. Isso inclui tanto os clientes quanto seus colegas e líderes.
O marketing pessoal é importante para todo e qualquer profissional que quer agregar mais valor à própria imagem e, com isso, ter mais sucesso no âmbito profissional. Sua imagem é o seu cartão de visitas.
Da mesma forma, tome cuidado com as suas redes sociais. Suas postagens podem revelar muito sobre quem você é e sobre a mensagem que deseja transmitir.
6. Tenha diferenciais
Quando analisamos as exigências do mercado atual, percebemos que ser bom não é o suficiente. É preciso apresentar diferenciais.
Procure identificar o que você tem de exclusivo, seja por atividades extracurriculares ou pelo seu conhecimento acadêmico. Em seguida, avalie como as essas competências podem contribuir com o seu sucesso em vendas.
Falar outro idioma, saber ao menos o básico de Libras para oferecer um atendimento com acessibilidade e até mesmo se especializar em gatilhos mentais pode ajudar. Esses são itens interessantes para o currículo e para o dia a dia de trabalho.
7. Organize a sua agenda
Ser um vendedor organizado tem influência direta na sua produtividade e resultados. Faça checklists semanais ou diários para que você tenha uma visão ampla sobre tudo o que precisa fazer e quais metas têm a alcançar. Procure sempre organizá-los por ordem de prioridade.
Há diversos aplicativos que ajudam nessa tarefa. Em último caso, até um calendário ou alguns post its podem vier bem a calhar para a sua organização.
8. Ofereça mais do que produtos e serviços: foque nas soluções!
Por fim, mas não menos importante, tenha empatia e foque nas soluções que os seus produtos e serviços entregam. Questione o cliente para compreender bem o que ele precisa e como você pode ajudar.
As estratégias de marketing atuais estão cada vez mais focadas em problemas e suas respectivas soluções. Essa é uma tendência que também se aplica ao cotidiano do vendedor.
Quer um exemplo? Pense na publicidade do energético Red Bull. As campanhas não falam sobre detalhes técnicos da bebida, como ingredientes ou embalagem. O foco está sempre no fato de ela “dar asas”, ou seja, proporcionar mais ânimo e disposição a quem bebe.
Trazendo isso para a sua realidade, lembre-se que o produto pode até encantar por si só. Mas, na maioria das vezes, a experiência e os resultados é que realmente cativam o cliente.
E então, gostou das dicas de hoje? Quais delas você pretende aplicar primeiro? Não deixe de compartilhar esse conteúdo e levar a ideia adiante. Nos vemos no próximo post!