Estratégia Comercial: O que é Upsell, Downsell e Crossell

Para quem tem um negócio online ou físico, o uso de estratégia comercial é fundamental para se manter à frente da concorrência. Afinal, com um número cada vez maior de concorrentes, é necessário utilizar toda ferramenta necessária para não perder clientes.

Hoje em dia, existem vários tipos de ferramentas para aumentar as vendas de uma empresa, seja ela uma loja física ou um e-commerce. Mas hoje falaremos das 3 melhores estratégias comerciais – também chamadas de técnicas de vendas – que podem ser utilizadas em qualquer tipo de negócio.

Mas, não basta só saber sobre os melhores tipos de estratégia comercial, é necessário também saber como utilizá-las. Por isso, ao final do texto você encontra 6 dicas para usar essas 3 estratégias de forma correta. Quer conhecer tudo? Então, continue a leitura!

Entendendo o Upsell

O Upsell é uma estratégia comercial muito utilizada ainda que muitos empreendedores não estejam tão familiarizados com o termo. É uma das técnicas mais simples que existem e pode ser usada tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.

O Upsell consiste basicamente em oferecer uma oferta adicional no mesmo instante em que o cliente finaliza sua compra. Para funcionar, essa estratégia precisa ser utilizada imediatamente após o cliente efetuar a compra e nunca antes.

É importante inserir um botão one click Upsell (compre com 1 clique) para facilitar o processo da compra. Desta forma, o cliente não terá a necessidade de inserir todos os dados novamente.

Conhecendo o Dowsell

A estratégia comercial Dowsell é uma técnica de vendas pouco utilizada. Geralmente os empreendedores caem no medo de acharem que vão perder dinheiro. É claro que o ticket diminui. Mas entre vender menos e vender nada é mais vantajoso a primeira opção, não é mesmo?
Nesse sentido, o Dowsell se dá quando o cliente desiste da compra por alguma razão, como dificuldade financeira, por exemplo, e você oferece algum produto de menor valor. Um valor que caiba no bolso do cliente.
Essa é uma estratégia que deve ser utilizada com sinceridade. Você não pode oferecer um produto só por oferecer. É preciso que se encaixe dentro dos interesses do seu cliente, só que com um preço mais em conta.

Saiba tudo sobre o Crossell

O Crossell é uma técnica utilizada para implementar a compra do cliente. Por exemplo, se o consumidor comprar uma roupa de academia, você oferece para ele um tênis, uma corda, um tapete… Artigos relacionados à área de academia.

Essa é uma estratégia comercial utilizada principalmente pelos e-commerces e pelas redes de fast-food. Você vai comprar um lanche e o vendedor te oferece um combo com refrigerante, batata frita, sorvete,…

Há algumas lojas que oferecem kit com os produtos em um valor mais econômico. Entretanto, os kits precisam ser muito bem montados e planejados para que você não perca dinheiro.

Dicas para aplicar essas estratégias de forma correta

Você pode conhecer todos os tipos de estratégia comercial. Pode saber de todas as técnicas de vendas. Mas, se não souber usá-las de forma correta, estará jogando todas elas fora. É como qualquer ferramenta, se não souber como utilizá-las não terá o resultado esperado.

Por isso, veja essas 6 dicas abaixo para utilizar as estratégias comerciais de forma correta. Mas, antes de tudo, não esqueça de utilizar as estratégias citadas somente após a finalização da compra pelo cliente.

1.Agregue valor

Uma boa estratégia comercial precisa de sinceridade. Não adianta você querer vender só por vender. Pense no seu cliente e veja como o seu produto pode de fato ajudá-lo. Você não pode vender preço e sim valor. Por que o seu produto é importante para o cliente? Como ele pode solucionar os problemas do consumidor?

2.Desenvolva a equipe responsável pelas vendas

Não detenha todo o conhecimento para si. Um bom líder é aquele que forma líderes. Líderes em qualquer área e sobre qualquer assunto. Por isso, treine sua equipe de vendas para utilizar as técnicas de vendas. A equipe precisa conhecer, dominar e executar todo tipo de estratégia comercial.

3.Utilize o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é muito importante quando o assunto é técnicas de vendas. O Princípio diz que 20% dos consumidores de sua empresa são os responsáveis por todo o seu faturamento. Portanto, são neles que você deve focar e investir. São eles que manterão o sucesso do seu negócio.

4.Valorize o processo de compra

O cliente de hoje é um cliente esperto, inteligente e que pesquisa muito bem antes de finalizar uma compra. Ele pensa se precisa mesmo daquilo… Se o produto faz tudo o que promete… Se não encontra o produto mais econômico em outra loja…

Você precisa considerar todos esses e outros questionamentos do cliente e entender que tudo isso faz parte da compra. Aliás, certamente você também já passou por alguns desses questionamentos. Portanto, jamais faça uma oferta que vai destoar da realidade do cliente.

5.Invista em preços diferenciados

Uma estratégia comercial bem elaborada precisa considerar a utilização de preços diferenciados. Todo mundo gosta de uma promoção, um desconto, uma porcentagem off… Isso estimula o consumidor a adquirir o seu produto.

Entretanto, estipule um preço que realmente faça sentido. Não queira enganar o seu cliente fazendo-o adquirir o produto pelo mesmo valor. Não esqueça que ele já fez inúmeras pesquisas. Se você oferecer propaganda enganosa, sua empresa ficará com uma má reputação.

6.Faça uso das técnicas de venda com equilíbrio

Já ouviu aquele ditado “Tudo demais faz mal”? Então, quando o assunto é estratégia comercial, a lógica desse ditado é a mesma. Como dito anteriormente, todas essas estratégias citadas (Upsell, Dowsell e Crossell) podem aumentar muito as suas vendas, mas não queira utilizá-las todas juntas.

O seu produto precisa ser valorizado por você. Quanto mais técnicas para “forçar” o cliente a comprar mais, o seu produto não será tão visto. Além disso, não esqueça de considerar o cliente. As estratégias não podem ser utilizadas apenas por usar. Elas valem a pena para o cliente?

Coloque essas estratégias em prática, cada qual no seu tempo, e veja o sucesso de suas vendas!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.