Ter uma equipe eficiente é a chave para o sucesso de toda academia, sobretudo quando se trata da recepção. Você provavelmente já ouviu falar que é a “primeira impressão que fica”, e isso também se aplica para um negócio fitness.
Sendo que a recepcionista é a principal responsável por transmitir uma boa primeira impressão para o cliente. É ela que irá apresentar a imagem e os serviços da academia para o futuro aluno. A questão é: como garantir que esse primeiro contato seja excelente?
É isso que você irá descobrir ao longo deste post! Aqui, estão elencadas as 7 coisas que toda recepcionista deve saber para atender bem o cliente e preservar a imagem da academia. Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo, você irá se surpreender:
1 – Equipe eficiente: domínio com a tecnologia
Para manter uma equipe eficiente de recepção na academia é indispensável que ela domine bem, os mais variados recursos tecnológicos. Afinal, a grande maioria das academias gerenciam suas principais informações em softwares de gestão.
Também é importante que ela tenha familiares no processo de enviar e-mails, atualizar planilhas, criar documentos eletrônicos dentre outras funcionalidades. Isso agiliza o atendimento ao cliente, assim como melhora o trabalho diário da recepcionista na academia.
Por essa razão, é importante realizar constantes treinamentos de aperfeiçoamento profissional, principalmente no que se refere a sistemas de gestão e demais ferramentas tecnológicas.
2 – Falar de maneira clara e objetiva
Você já passou pela experiência de ser atendido por uma recepcionista que não sabia transmitir as informações de maneira clara? Infelizmente, isso ocorre com frequência e gera situações realmente constrangedoras, além de prejudicar a imagem da empresa.
Para evitar que os seus clientes passem por algo semelhante e você consiga preservar o alto padrão da sua academia, o ideal é capacitar a recepcionista e se certificar de que ela passa a informação de maneira clara e objetiva. Seja pessoalmente ou por telefone.
O ideal é sempre confirmar com o cliente se a informação transmitida foi compreendida da maneira certa. Assim, é possível evitar o encontro de informações e situações constrangedoras.
3 – Manter uma postura cordial
Outro aspecto importante para ter uma equipe eficiente de recepção diz respeito a manter sempre a cordialidade. Ao ter uma postura gentil e cordial, a recepcionista consegue conquistar a lealdade dos clientes desde o primeiro momento em que eles entram na academia.
A dica aqui é sempre manter a simpatia e receber cada um dos clientes com um sorriso no rosto. Sim, algo simples como isso faz com que a pessoa que está interessada nos serviços da academia se sinta bem recebida desde o primeiro momento.
Além disso, é preciso que a recepcionista saiba deixar todos os seus problemas pessoais e atritos fora do local de trabalho. Caso contrário, isso pode causar sérios danos à imagem da academia e diminuir de maneira considerável o número de vendas da mesma.
4 – Investir em capacitação profissional
Uma recepcionista que sempre busca estudar e estar capacitada faz toda diferença para uma academia. Afinal, ela estará pronta para lidar com todo tipo de situação sem prejudicar de alguma forma os resultados da academia.
O melhor de tudo é que existem inúmeros cursos para capacitar recepcionistas, que fazem com que elas desenvolvam todo o seu potencial. Esse tipo de investimento é crucial não só para a profissional, como também para os gestores das academias, que podem garantir o melhor atendimento aos seus clientes.
A dica é sempre recorrer a cursos de qualidade e que realmente trazem benefícios para a academia e ainda oferecem melhoras significativas na qualidade do atendimento aos clientes.
5 – Ter uma organização diária
A organização é uma das principais habilidades de uma recepcionista eficaz. O ideal é que você mantenha uma agenda com todas as atividades que precisam ser realizadas naquele dia. Isso irá ajudar você a não esquecer de nada importante e ter um dia muito mais eficiente.
Além de manter a organização na sua rotina de trabalho, é importante que o seu local de trabalho também esteja bem organizado. Assim, ao iniciar o dia arrume a disposição dos displays, dos panfletos no balcão, armazene os recibos, fichas e contratos dos clientes.
6 – Saber lidar com imprevistos
Mesmo você mantendo suas atividades devidamente planejadas e organizadas, algum imprevisto poderá acontecer. Nessas situações, é importante que você mantenha sempre uma postura calma e busque soluções rápidas para solucionar o problema.
Uma boa dica para conseguir lidar com imprevistos, é pensar previamente quais problemas podem ocorrer e as melhores formas de lidar com elas. Isso, vai proporcionar uma sensação de tranquilidade, assim como fará com que você preste um atendimento ágil e eficaz.
Essa é uma técnica, bastante usada por recepcionistas proativas e eficientes, que buscam executar seu trabalho com qualidade.
7 – Anotar sugestões e reclamações
Como recepcionista você tem que lidar diariamente com os alunos da academia, assim como com os potenciais clientes. Busque manter uma conversa amigável com eles, sempre mantendo-se atenta quanto a possíveis sugestões e principalmente, as reclamações mais frequentes.
É importante transmitir essas informações ao gestor da academia, para que possam ser realizadas ações de melhorias o mais rápido possível. Para facilitar esse processo, você pode implantar uma caixa de sugestões e reclamações na recepção. Incentivando os alunos a expressarem suas opiniões através dela. Essa é uma prática, que vai melhorar o funcionamento de toda a academia.
Para manter uma equipe eficiente na recepção é importante colocar em prática, todas essas 7 dicas que você aprendeu ao longo do post. Esse será um grande diferencial na sua carreira, pois vai ser reconhecida como uma recepcionista preparada e que presta um atendimento profissional e de qualidade aos clientes.
Busque manter-se sempre atualizada nas principais atividades da sua área. Uma excelente oportunidade é realizar atendimento de vendas específico para academias.
Através dele, você vai aprender a não só prestar um atendimento de alta qualidade, mas também práticas e argumentos persuasivas, que irão ajudar você a realizar vendas na academia.
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