Academia de sucesso: Por que sua equipe de atendimento precisa saber fazer marketing

Uma equipe de atendimento que domina as técnicas de marketing faz toda a diferença para o sucesso de uma academia. Afinal, é por meio desse tipo de conhecimento que são desenvolvidas estratégias para atrair e fidelizar novos clientes.

O marketing tem se tornado cada vez mais importante para o crescimento e consolidação de empresas, e com as academias isso não é diferente. Aqueles negócios que não exploram esse tipo de recurso são anulados pela concorrência.

Pensando nisso, ao longo deste post estão elencados os principais motivos para você investir na capacitação da sua equipe de vendas em marketing para academias. Saiba mais e surpreenda-se com tudo que pode obter com esse recurso:

Equipe de atendimento: desenvolve estratégias com foco nos clientes

Quando a equipe de atendimento da sua academia é capacitada em técnicas de marketing, é possível obter um aumento considerável nas venda mensais. Como? Simples!

Para aplicar as técnicas a equipe precisa realizar um estudo detalhado do perfil do público-alvo da sua academia. Para isso, são analisados os mais diversos aspectos da sua personalidade, das suas preferências e necessidades.

Dentre as principais informações levantadas pela equipe, destacam-se:

  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Necessidades
  • Desejos

Com base nessas informações, a equipe consegue desenvolver estratégias de marketing avançadas e que atendem os interesses do público-alvo. Dentre as quais se destaca o atendimento personalizado, onde são oferecidos os melhores serviços para os potenciais clientes.

Como consequência, sua academia conseguirá aumentar as vendas e o seu faturamento mensal. Sobretudo porque os clientes irão receber apenas aquelas ofertas que são do seu interesse, o que diminui consideravelmente os índices de rejeição.

Sem esse tipo de recurso, você dificilmente conseguiria manter as vendas elevadas ou conquistar novos clientes. Isso só evidencia a importância do domínio das estratégias de marketing pela equipe de vendas.

Ajuda a fortalecer a marca da academia

O marketing possui ferramentas específicas, capazes de fortalecer a marca das empresas. Ao colocá-las em prática na sua academia, você irá perceber o aumento da fidelização dos seus clientes e a melhora do posicionamento do seu negócio no mercado.

Para alcançar esse objetivo, é necessário investir constantemente em campanhas externas com os principais serviços e ações desenvolvidas na sua academia. Nesses momentos, contar com uma equipe capacitada em marketing, torna-se algo crucial.

Pois, ela será a responsável por criar anúncios e divulgá-los de maneira eficaz nas principais plataformas digitais. Além disso, ainda estará capacitada para avaliar todos os resultados obtidos por essas estratégias, incluindo aqui a reputação da sua academia perante os clientes.

Vale destacar, que para melhorar a imagem da academia é necessário que essa divulgação esteja alinhada com a realização de um atendimento de qualidade ao cliente.

Afinal, não adianta você gerar uma alta expectativa no seu público, quando na realidade ele é mal atendido e as suas necessidades são colocadas de lado. Isso causaria sérios danos à imagem da sua academia e a prejudicaria.

Ao ter uma equipe de atendimento capacitada, ela saberá destacar os melhores aspectos da sua academia durante as estratégias de marketing e fazer com que os clientes a escolha em meio a concorrência.

Fortalece o posicionamento da academia no mercado

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das maiores estratégias usadas pelas academias, para conseguir ganhar mais autoridade e posicionamento no mercado. Isso acontece, pelo fato dela usar técnicas eficientes de atração e fidelização dos clientes.

Basicamente, essa estratégia consiste na criação de conteúdos relevantes, capazes de educar e solucionar as principais dúvidas que o público-alvo possua em relação aos serviços prestados pela academia. Essas informações, devem ser divulgadas de maneira atrativa em plataformas online como blogs e redes sociais.

Essa técnica é eficiente, pois ajuda o cliente a tomar as melhores decisões de compra, além de gerar um forte vínculo de confiança com a marca. Por isso, que academias que adotam o marketing de conteúdo, são reconhecidas como autoridade pelos clientes, que preferem se matricular nelas do que na concorrência.

Incrível, não acha? Para que você consiga obter esses mesmos resultados é crucial manter uma equipe capacitada em desenvolver esse tipo de estratégia de marketing. Acredite, é possível conquistar resultados surpreendentes, como aumento das vendas, posicionamento no mercado, engajamento e fidelização dos clientes.

Aumenta a fidelização do cliente

A fidelização do cliente é chave do sucesso de qualquer empresa, sobretudo quando se trata de academias, onde o índice de desistências costuma ser altíssimo. A questão é: o que fazer para fidelizar o cliente? Isso pode ser mais simples do que imagina.

Ao investir em estratégias de marketing, a sua equipe de recepção poderá oferecer produtos e serviços aos seus clientes com um elevado valor para os mesmos. Eles serão desenvolvidos com base na possibilidade de resolver problema dos clientes ou em beneficiá-los de uma maneira específica.

Isso só é possível quando a equipe conhece bem o perfil dos clientes que frequentam a academia. Assim, ao terem acesso a produtos e serviços de alta qualidade e de valor para eles, a relação dos clientes com a empresa é fortalecida, bem como a sua fidelidade com a marca.

Afinal, dificilmente alguém abandonaria um atendimento de alta qualidade, que oferece tudo que você precisa e ainda entende as suas necessidades, não acha?

Sem isso, as chances de conquistar os clientes de maneira definitiva são praticamente nulas, pois a equipe de atendimento não conheceria o seu público e não poderia desenvolver estratégias eficazes para fidelizá-lo.

Ao longo do post, você pode conhecer as principais razões para ter uma equipe de atendimento capacitada em estratégias de marketing. Sem dúvida, sua academia irá conseguir aproveitar uma série de oportunidades que farão com que ela consiga obter mais clientes e ganhar uma posição de destaque no mercado.

Por essa razão, busque investir em capacitações profissionais em marketing e atendimento, para toda a sua equipe. Essa é a melhor alternativa, para que a sua academia consiga acelerar o seu processo de crescimento, de uma maneira estratégica e bem planejada.

 

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.