Quem encara os desafios da liderança tende a se destacar e alavancar os resultados de toda a equipe. Mas o que é liderança de fato? Como esse termo se traduz no dia a dia da sua empresa? Aprofunde-se sobre esse assunto no post de hoje!
Antes de qualquer coisa, é muito importante deixar bem claro que líder não é o mesmo que “chefe”. Um líder não é um poder centralizador que exige resultados a qualquer custo, mas sim alguém que orienta e inspira o restante do time.
Essa é uma perspectiva relativamente recente no mundo corporativo, o que faz com que muitos ainda persistam em práticas que já foram superadas há muito tempo. Não é à toa que encontramos por aí tantas equipes desmotivadas e descontentes com o clima organizacional.
Não podemos negar que, sem que demonstremos real interesse no sucesso do grupo e sem oferecer condições para que cada um desempenhe o seu papel adequadamente, a empresa inteira sai prejudicada. Nesse sentido, o líder é uma peça-chave que vai muito além de um mero título na escala hierárquica.
Quem lidera, conduz pelos caminhos que todos os demais devem percorrer para que metas sejam alcançadas. Todavia, essa atividade é extremamente complexa e exige não apenas hard skills, mas principalmente soft skills. Logo mais, você verá mais detalhes sobre tais competências.