Como o Marketing Pessoal Pode te Fazer Ganhar Mais?

O marketing pessoal é visto como uma das melhores estratégias individuais de atração e desenvolvimento de novos contatos. Os relacionamentos proporcionados por essa metodologia permitem efeitos interessantes tanto no ponto de vista profissional como também pessoal.
Não podemos negar que, no modelo de sociedade vivido hoje em dia, a nossa apresentação conta (e muito!) em todas as áreas. Ainda mais com níveis de competitividade tão acirrados e elevados. Ter visibilidade, competências e habilidades que se destacam exige um certo grau de preocupação com o reconhecimento alheio.
Nesse contexto, o marketing pessoal se mostra producente e colabora em itens chave para o sucesso, bem como em situações secundárias mas que fazem toda a diferença. Se você quer compreender um pouco melhor como e porque isso acontece, não pode deixar de conferir o texto que preparamos. Ele estará repleto de dicas estratégicas. Quer ver só?

O que é marketing pessoal?

Antes de qualquer coisa, é importante definirmos o conceito do marketing pessoal propriamente dito. Ele nada mais é do que um conjunto de ferramentas destinadas à promoção de um profissional ou de uma empresa. Quando bem aplicado, seus resultados são responsáveis por ascensões na carreira e em resultados.
Cada caso é peculiar e demanda de recursos específicos. Enquanto para algumas pessoas a prioridade é aprender uma nova língua, fazer cursos de aperfeiçoamento, melhorar o estilo ou incrementar a oratória, para outras é preciso desenvolver a inteligência emocional e a autoconfiança pra alavancar a imagem que os demais têm delas.
Embora pareça uma estratégia de mera autopromoção, o marketing pessoal vai muito além disso. Basta tomar cuidado, não cair nas armadilhas do egocentrismo e não sair por aí fazendo “propaganda” de si mesmo aos quatro ventos.
Continue de olho nas dicas e saiba quais são as reais competência com as quais vale a pena se preocupar. Vamos lá!

Como o marketing pessoal pode alavancar seus resultados

Dentre os resultados mais significativos de um marketing pessoal bem feito, podemos destacar alguns itens especiais. Veja como as ferramentas certas podem contribuir com a sua carreira e relacionamentos.

1. Desenvolvendo competências e habilidades

Nem todas as pessoas têm os mesmos talentos. Aliás, é justamente nas diferenças de habilidades e competências que encontramos motivos para firmar parcerias bem sucedidas nos mais diversos âmbitos.
No entanto, quando se almeja um cargo ou uma ascensão, mostra-se imprescindível a busca por aperfeiçoamento em determinadas áreas. Assim, elas se tornam mais facilmente reconhecíveis e se transformam em um diferencial competitivo.
A propósito, muitas vezes nem é necessário buscar por aprimoramento técnico. O que falta é saber como expor uma capacidade pré existente mas que ainda está escondida ou mal apresentada. É justamente aí que o marketing pessoal entra em cena.

2. Colaborando com o posicionamento emocional

Habilidades são importantes para um indivíduo ser reconhecido. Mas nem sempre são esses os motivos que fazem com que ele seja lembrado.
Melhorar o posicionamento emocional e a atitude perante as outras pessoas é uma das metodologias que o marketing pessoal trabalha. Assim, passamos a agir de maneira mais cortês, educada, otimista, sincera e despertamos emoções positivas nos demais, o que nos torna dignos de apreço.

3. Melhorando a comunicação interpessoal

Uma das prioridades do marketing pessoal está na comunicação com as outras pessoas, também conhecida como comunicação interpessoal. A ideia é desenvolver mais empatia, simpatia, ponderação, assertividade e demonstrar interesse pelo próximo. Com isso, passamos a ser reconhecidos pela autenticidade, transparência e prestatividade.
Dentre as premissas básicas trabalhadas está a de que toda atenção prestada de forma personalizada, com quem quer que seja, nunca se trata de um investimento sem retorno. É justamente isso que faz com que um sujeito se destaque em meio à multidão.
Seja na comunicação oral ou por escrito, é possível exteriorizar diálogos edificantes e motivadores. Eles são responsáveis por vínculos, muitas vezes altamente rentáveis.

4. Ampliando a rede de relacionamentos

Este item tem muito a ver com o que foi mencionado acima. O marketing pessoal contribui com a teia de relacionamentos e contatos em seus mais diversos níveis. O sujeito se situa melhor socialmente, tanto no sentido horizontal (com seus pares) como no sentido vertical (com outras hierarquias).
Para tanto, é importante fortalecer elos. Isso inclui se fazer presente em eventos e se aproximar de grupos diferentes dos da empresa onde trabalha. Eles podem se tornar fontes de relacionamentos que ofereçam novas oportunidades.

5. Proporcionando um posicionamento de imagem

Como mencionado anteriormente, a adequação visual é uma demanda do mundo contemporâneo. O padrão imposto pela sociedade supervaloriza a imagem. Diante disso, não podemos descuidar com a aparência, com combinações estéticas, com o traje adequado, com o corte de cabelo, com uma composição harmônica, com a higiene pessoal e a saúde dentária, entre outros aspectos.

6. Contribuindo para a postura de liderança

Quando o marketing pessoal é aplicado para lideranças, ele contribui para conquistar o coração das pessoas que cercam esse líder. Isso é ótimo para persuasão e motivação de equipes de trabalho.
No mundo corporativo, saber lidar bem com uma equipe plural é uma das habilidades mais valorizadas. Sem isso, é muito difícil que alguém consiga se alavancar na carreira e alçar voos mais altos.
Nesse sentido, investir no próprio desenvolvimento pessoal é uma atitude inteligente. Especialmente para quem quer crescer no emprego ou se adequar a um cargo recém assumido.

7. Reduzindo conflitos

Com todos os itens descritos até então, um dos maiores ganhos no âmbito profissional é a redução de conflitos. É possível minimizar o atrito com outras pessoas, além de gerir divergências de terceiros.
Isso tudo demonstra que, quando for bem aplicado, o marketing pessoal é uma excelente contribuição para conquistas pessoais e profissionais. O melhor de tudo é que ele beneficia tanto quem aprende com a técnica, como também as pessoas que estão ao seu redor.

E então, o que você acha a respeito do marketing pessoal? Deixe a sua opinião ou entre em contato com a nossa equipe de consultores para desenvolver um projeto que atenda às suas necessidades. Até mais!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.