A Pior Maneira de Cobrar Resultados da Sua Equipe

Certamente líderes e chefes desejam obter resultados melhores sempre ao final do mês ou ainda ao final do prazo estipulado, no entanto, sabemos que isso nem sempre acontece. Desta maneira, surgem alguns problemas que frequentemente devem ser contornados pelos próprios líderes em questão.
Desta forma, é importante entendermos que as equipes de vendas principalmente devem ser monitoradas e avaliadas no que se refere ao desempenho geral. Além do mais, dependendo do caso algumas vezes os líderes acabam tendo que renovar seus membros da equipe de vendas, a questão é: qual a melhor maneira de cobrar resultados de sua equipe? E quais são as piores maneiras de fazer isso?
Abaixo falaremos um pouco mais sobre esse problema que com frequência vem trazendo algumas dores de cabeça aos líderes, e o que não fazer para cobrar sua equipe.

O que não fazer ao cobrar resultados de sua equipe?

Resultados é o que líderes e chefes desejam obter, porém, sabemos que por vários motivos isso pode não ocorrer. Desta maneira, é importante compreendermos efetivamente o que pode e deve ser feito para remediar a situação, no entanto, algumas formas de cobrança não devem ocorrer de jeito nenhum.
Saiba abaixo o que você não deve fazer em hipótese alguma ao cobrar prazos e metas batidas:

01. Jamais grite com seus colaboradores

Parece simples essa dica, no entanto, esse é um dos grandes motivos das causas trabalhistas no Brasil, infelizmente alguns líderes ou chefes acabam se excedendo na ânsia de bater e corresponder suas expectativas.
Gritar com seus colaboradores acabará tirando sua razão, onde os mesmos não devem nem mesmo respeitar mais sua autoridade. É importante entender que uma boa equipe de vendas deve ser motivada e não pressionada de forma negativa, lembrando que os bons resultados somente chegam se os colaboradores assim quiserem.

02. Nunca dê feedback na frente dos outros

O feedback é uma parte importante da avaliação do membro da equipe, porém, sabemos que é muito pessoal, qual pessoa desejará ter seus erros expostos ao restante da equipe? A resposta para essa pergunta é: ninguém.
Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas, onde as mesmas são chamadas e seus pontos negativos e positivos são passados frente aos demais colaboradores. Na verdade, isso pode ser humilhante, trazendo alguns transtornos ao trabalho e consequentemente dificultando ainda mais a obtenção de resultados.

03. Jamais faça comparações entre seus colaboradores

Fazer comparações entre os colaboradores é a tática de muitas pessoas, isso porque acreditam que aquele que saiu perdendo se motivará, no entanto, é mais provável que a pessoa acabe ficando ainda mais estressada.
Devemos entender que se nós mesmos não gostamos de ser comparados negativamente com outras pessoas, porque vamos comparar o colaborador para motiva-lo? Não existe isso, sabemos que essa é a realidade dentro das equipes principalmente a de vendas.

Dicas de como cobrar resultados de sua equipe

Depois de citarmos as piores maneiras de cobrar sua equipe, falaremos aqui sobre como cobrar esses resultados da forma correta, devemos entender que fazer ameaças, gerar aquele clima feio, não traz resultado algum positivo.
Na maioria dos casos quando o ambiente está se tornando muito tóxico as pessoas tendem a ir em busca de outros empregos, onde conseguirão ter acesso a uma qualidade maior em seu ambiente de trabalho.
Desta maneira, saber como cobrar as metas e resultados é extremamente importante, no entanto, algumas práticas ainda podem ajudar a melhorar cada vez mais o desempenho de seu time.

01. Não faça cobranças: incentive, capacite, remunere e retenha

Nessa parte entra muito o papel do gestor de pessoas, isso porque sabemos que os mesmos são extremamente capacitados para ter mais empatia pelo seu colaborador. Devemos entender que o mesmo é um ser humano, logo terá momentos em que não estará bem e outros momentos em que deve estar mais eufórico.
Entenda que a dica aqui é mostrar que aquele que alcançar seus resultados, deverá ser remunerado por isso. Logo as cobranças devem ser feitas demonstrando ao membro da equipe que o mesmo está tendo remunerações muito baixas e que as mesmas poderiam ser mais altas.
Automaticamente ao serem bem remunerados, essa equipe tenderá a permanecer na empresa sem perder muito tempo e tentando vender ou entregar seus resultados cada vez mais. Sendo assim, a dica aqui para aqueles que estão tendo problemas é chama-los fazer uma avaliação de suas competências.
Logo depois, o ideal é criar um plano de melhoria de performance que pode ser chamado também de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e é completamente capaz de ajudar o colaborador a atingir suas metas.
Depois é importante definir o que o mesmo deverá fazer para melhorar e quais são as datas que esses objetivos devem ser atingidos.

02. Conceda feedbacks coletivos

Entenda que não é mostrar os resultados individuais e sim os de equipe, sendo que o feedback coletivo servirá para mostrar o quanto o grupo está integrado e que todos estão reunidos para um objetivo em comum.
Sendo assim, nesse feedback o líder precisa focar em mostrar os dados de desempenho de sua equipe por completo, sendo que precisa ainda apontar o que foi bem e exatamente o que precisa então ser melhorado.
Esses feedbacks coletivos são muito importantes para apontar quais serão futuros líderes e também aumentar os laços de colaboração e de trabalho em equipe.

03. Dê feedbacks construtivos individualmente

Um bom gestor que deseja alcançar os melhores resultados, certamente entenderá como dar um feedback negativo ao seu colaborador. Realmente nesse momento, é preciso cobrar o desempenho do mesmo, sendo que o gestor deve passar a parte negativa e também a parte positiva de seu operador.

Se você não consegue encontrar pontos positivos a algum tempo, então o ideal é pensar no desligamento do colaborador, não adianta conceder inúmeros feedbacks sem retorno algum.

Sendo assim, tudo começa lá no treinamento dos mesmos, desde o início onde os operadores devem saber exatamente quais são suas metas e como atingi-las.

Lembrando que essas são apenas algumas dicas, no entanto, é importante estar sempre em busca de melhorias para que seus colaboradores consigam sentir segurança e fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.