Como definir metas comerciais?

Após analisar o mercado em que seu negócio está inserido, alguns objetivos bem concretos devem ser definidos.
Veja que esses objetivos devem ser realistas, podendo ser melhorados a cada mês, lembrando que as metas são nortes que devem ser seguidos. Vamos conferir abaixo como definir essas metas de forma saudável e realista, veja mais!

Aprenda a definir suas metas comerciais

Aprender a definir metas comerciais nada mais é do que um processo, afinal, a partir dele você consegue mensurar exatamente o que pode ou não fazer.
É válido destacar que ter em mente ideias irreais não ajuda, é preciso ser consciente, vamos conferir algumas dicas de como definir essas metas:

Veja e analise o mercado em que atua

Sim, conhecer o mercado de atuação é essencial para o estabelecimento de metas. Na verdade, será preciso saber exatamente qual é o percentual de crescimento desse mercado, além do mais, analise a previsão de expansão para o próximo ano.
Normalmente esses detalhes e informações podem ser encontrados diretamente em associações de classe, jornais, através da internet e até mesmo através de uma pesquisa própria, principalmente quando falamos de comércio local.
Depois juntando todos esses dados você deverá então avaliar e analisar qual é o percentual do mercado que detém no momento, e também deverá verificar o quanto sua empresa cresceu nos últimos anos.

Veja qual é seu índice de vendas

A ideia é sempre fazer os cálculos do aumento de vendas nos últimos anos e meses, sendo que será preciso fazer uma análise histórica analisando a quanto tempo sua empresa existe ou ainda quais são as estimativas caso sua empresa seja relativamente nova.

Não esqueça de avaliar seus investimentos com cuidado

Note que a cada dia que passa o mercado comercial fica ainda mais exigente. Dessa forma, será preciso sempre pensar em novas possibilidades para seu negócio, sempre estimulando sua capacidade de criação.
Sendo assim, a ideia principal é que você aumente sua área de atuação, faça isso tendo como base a análise das necessidades do seu público consumidor.
Ao fazer isso, trará credibilidade para seu negócio e maior comodidade para quem compra.
Sempre avalie os investimentos realizados e quais foram os resultados obtidos, veja ainda se o seu investimento de fato trouxe bons resultados, concentre ali seus esforços.

Mensure qual é sua capacidade de entrega e vendas

Compreenda que a capacidade produtiva dos seus funcionários de vendas e de sua equipe de entregas sempre deve ser levada em consideração, principalmente no momento em que você está definindo suas metas.
Procure fazer essa análise com base nos funcionários que possui atualmente, entenda quanto pode vender e entregar com o cumprimento de prazos e qualidade na entrega.
Veja ainda quantas vendas são fechadas principalmente em relação à quantidade de clientes em potencial.
Um bom exemplo disso, se porventura quatro clientes entrarem em sua empresa, interessados nos produtos, busque analisar quantos efetivamente fecham o negócio e entenda quais são os motivos do não fechamento com os demais.
Mantenha sua atenção ao giro de produtos, estoque e prazo médio, essas informações podem mostrar falhas que podem ser corrigidas.

Defina exatamente o quanto você quer crescer

Certamente definir metas comerciais de crescimento acaba sendo uma forma eficiente de obter dados que são conclusivos e capazes de auxiliar na avaliação mental, principalmente do que você tem feito e o que planeja fazer.
É interessante repetir que as metas definidas devem ser bem específicas e completamente mensuráveis.
Entenda que não deverá simplesmente dizer que a empresa quer crescer no mercado, deverá dizer, por exemplo, queremos crescer 25% no mercado durante o próximo ano/mês.
Dessa forma, você terá números e automaticamente conseguirá calcular quanto deve vender por mês para atingimento de metas.

Procure trabalhar com cenários

Entenda que os parâmetros que devem ser seguidos, precisam ser somados aos do mercado em que você atua normalmente.
Após ter acesso a todas as informações de crescimento do mercado e ainda do aumento de vendas, você automaticamente poderá fazer uma certa relação para saber quanto necessita para vender e aumentar o crescimento do negócio.

Sempre confie em sua equipe de vendas

Veja bem, seus colaboradores são simplesmente seus maiores parceiros nessa caminhada.
Dessa forma, entenda que programas de incentivo efetivamente são essenciais para que os mesmos trabalhem motivados a superar totalmente suas metas.
Além do mais, é importante estabelecer uma relação de confiança direta com seus funcionários, sempre incentivando o desenvolvimento e investindo completamente em capacitação.

Conheça os 10 passos para definir suas metas comerciais

Depois de ter reunido todas as informações que passamos acima, então você já tem o necessário para fixação de metas, sendo assim, reunimos abaixo os 10 passos para que defina corretamente suas metas comerciais:

As metas fixadas devem ser ousadas, entretanto, você deve ser capaz de atingi-las;

Sempre permita que a equipe de vendas participe completamente na definição de metas, somente assim estará inteiramente comprometida com os resultados;

Lembre-se de criar programas de incentivos voltados para os colaboradores;

Procure se certificar de que as metas de equipe e individuais sejam transparentes e justas, evite assim qualquer tipo de privilégio ou mesmo discriminação entre seus vendedores;

Busque sempre analisar e avaliar as metas fixadas, faça as adequações sempre que forem necessárias;

Lembre-se de colocar um prazo para o cumprimento de metas;

Jamais fixe metas em cima apenas do volume de vendas, você ainda deve levar em conta o número de vendas efetivadas, de clientes novos que foram conquistados, outros fatores e variáveis;

As metas comerciais precisam sempre considerar as condições desse mercado em questão, sempre lembrando que ele pode estar em alta ou baixa e isso influencia diretamente nas vendas;

Se porventura você trabalha com produtos mais variados, a ideia é criar metas para cada grupo, no caso os que atingirem mais resultados devem receber maiores investimentos;

Sempre documente todas suas metas, veja que as mesmas devem ser bem estabelecidas e totalmente discriminadas em um documento;

Essas são nossas dicas de hoje, siga nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de novas informações. Até logo!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.