Há alguns momentos que são intrincados na relação entre os colaboradores e os gestores. Saber como dar feedback para sua equipe, por exemplo, é praticamente um dom. Mas algumas práticas podem ser aprimoradas e hoje veremos dicas com esse objetivo.
Frequentemente, os funcionários criam expectativas para serem reconhecidos pelos seus esforços. Isso torna ainda mais complicada a tarefa de apontar falhas sem gerar revolta e atritos. Não é simples encontrar o ponto de equilíbrio para gratular conquistas e cobrar resultados mais satisfatórios.
Toda a dificuldade enfrentada pelos líderes faz com que eles procrastinem esse tipo de reunião o máximo possível. Contudo, o costume de deixar para depois pode fazer com que pequenos problemas se acumulem e virem uma verdadeira “bola de neve”. Por isso, é fundamental procurar aprender a como dar um bom feedback.
Os resultados de encontros usuais e periódicos tendem a gerar resultados muito melhores. Além disso, permitem que todos os envolvidos nos processos da organização estejam em constante crescimento e amadurecimento profissional.
A proposta desta publicação é minimizar a tensão que envolve a troca de ideias entre gestores e seus colaboradores. Você verá dicas práticas de como alinhar as expectativas e proporcionar um ambiente mais harmônico no seu plano de feedback para a equipe. Assim, você poderá alavancar a eficiência e a produtividade dos negócios sem mistérios.
Aproveite as dicas e uma boa leitura!
Dicas de como dar feedback para sua equipe
A seguir você encontra 7 sugestões práticas sobre feedback que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia na empresa. Confira!
1. Faça um planejamento com antecedência
É de extrema importância preparar-se antes de se encontrar com a equipe para dar o feedback. Afinal de contas, o líder precisa demonstrar segurança para guiar os colaboradores nesse momento tão estratégico.
Provavelmente isso vai tomar algum tempo, mas vale a pena. E, convenhamos, não há como fugir do planejamento embora muitos tentem evitá-lo.
Mantenha anotações do dia a dia sobre pontos relevantes a serem abordados. Isso facilita a elaboração de um roteiro e não deixa você suscetível a embaraços ocasionados pelos improvisos.
2. Saiba como começar a conversa
O primeiro passo da reunião de feedback é “quebrar o gelo”. Para tanto, não comece falando de questões muito técnicas ou delicadas, resultados de pareceres ou mudanças bruscas para o futuro.
É interessante aplicar técnicas neurolinguísticas para criar uma relação de empatia e sintonia com o funcionário. Você pode perguntar sobre algum detalhe de fora da esfera profissional, como por exemplo sobre uma viagem realizada ou sobre algum evento marcante na vida dele. Isso ajuda a gerar um ambiente seguro e confortável para começar a conversa.
Somente depois de perceber que a pessoa já está menos tensa e mais tranquila para abordar outras questões você pode conduzir o foco do diálogo para outro nível. Essa prática certamente contribui para reduzir a ansiedade e proporcionar um encontro mais produtivo.
3. Seja honesto e transparente
Apontar alguns tópicos ao longo da reunião de feedback pode ser estressante e até mesmo soar cruel. Porém, quando somos honestos, transparentes e procuramos manter a sutileza no uso das palavras isso reduz a sensação de constrangimento.
Lembre-se que a ideia é fortalecer o vínculo com a equipe e fazê-la se sentir mais segura. Mas suas palavras precisam ser verdadeiras, reconhecendo méritos e indicando pontos a serem melhorados com objetividade.
4. Faça um briefing
Seja qual for o objetivo do feedback, procure passar um pequeno resumo sobre o que será falado antes de partir para os detalhes. É disso que o briefing trata. Ele é um conjunto de informações claras e sucintas que visam embasar uma determinada ação.
Um briefing bem aplicado é capaz de ajudar o colaborador a se sentir mais relaxado e focado no que realmente interessa ao longo da conversa. Isso aumenta a assertividade do diálogo e mantém o seu feedback mais estruturado sem sair demasiadamente do planejado.
5. Inicie o feedback com os pontos fortes
Começar a reunião de feedback com destaques dos pontos fortes nas práticas do colaborador é uma tática conhecida e, de fato, efetiva. Exalte as suas habilidades e atitudes positivas para o desempenho da empresa.
Usar exemplos reais de competências que você notou é uma forma de demonstrar que a companhia se importa e valoriza os esforços do funcionário. Além disso, fará com que ele se empenhe ainda mais para não reduzir a performance nesses aspectos.
6. Aborde os pontos a melhorar
Assim como foi feito com os pontos fortes, é preciso abordar as práticas que devem ser aprimoradas pelo colaborador. Ninguém é perfeito e eventuais erros também demandam de uma sinalização.
O mais importante é escolher as palavras certas e demonstrar que você está disposto a ajudar a corrigir tais falhas. Você pode oferecer alternativas, seja através de indicações, conselhos, cursos, contato com membros da equipe que são mais experientes ou treinamentos.
Entretanto, jamais compare colaboradores ou deprecie esforços. Use exemplos na conduta do próprio funcionário e justifique o porquê do erro com propostas de como corrigi-lo.
7. Proponha um plano de melhorias
Estamos sempre procurando superar expectativas, tanto no âmbito pessoal como no coletivo. Nesse sentido, não tem como dar feedback para sua equipe sem traçar um plano de melhorias. Aliás, essa é uma das principais premissas desse tipo de reunião.
Para finalizar o encontro, procure apontar soluções ao invés de encerrar com apontamentos de falhas e de culpados. Alinhe perspectivas com o colaborador elencando providências a serem tomadas para superar dificuldades e otimizar as suas ações.
O planejamento demanda de datas para cada ação e quais objetivos devem ser alcançados. Marque um próximo encontro e diga quais itens serão reavaliados.
Não esqueça, ainda, de mencionar como será analisado o progresso das metas estipuladas. No entanto, seja realista e proponha mudanças que possam realmente serem efetivadas nesse período de tempo.
Viu só? Saber como dar feedback para sua equipe é uma excelente estratégia para a evolução da empresa, desde que sejam aplicadas as ferramentas certas. Continue acompanhando nossos posts e fique sempre por dentro de novas dicas!