Como Organizar um Calendário de Treinamentos Para Sua Equipe Comercial

Pode ser um grande desafio montar um ciclo de treinamento para a equipe comercial, ainda mais quando o gestor não está atento as necessidades do seu negócio e dos seus colaboradores.

Para tal, é importante organizar com eficiência e oferecer um treinamento direto para que não haja desperdício de dinheiro e tempo.

Um ciclo de treinamento é uma maneira de fazer com que a equipe esteja preparada para encarar novos desafios, conseguindo também levar mais motivação para os funcionários para que possam render mais, o que vai gerar mais vendas.

Aprimoramento profissional tem um reflexo direto na competitividade e na produtividade.

Como começar?

O primeiro passo para montar um calendário de treinamentos para a equipe profissional é saber que tipo de treinamento vai ser adequado para a sua equipe.

Diversas empresas fazem investimentos em treinamentos, mas mesmo assim, os colaboradores não absorvem o conteúdo.

Esse é um aviso de que o formato não combina com o perfil de funcionários.

Os formatos de treinamentos podem ser diferenciados, como palestras, workshops, gamificação, escape e mobile.

Antes de pensar no modelo de treinamento a ser levado para a equipe é importante também pensar nos outros pontos, como o conteúdo, as necessidades do colaborador e da empresa.

Também deve ser considerado o quanto a empresa quer investir, como anda a disponibilidade de tempo para realizar essa atividade, entre outros pontos.

Conteúdo

Para conseguir saber que tipo de conteúdo devem ser abordados no treinamento para a equipe comercial é necessário pensar na maior dificuldade que a equipe ou cada colaborador possa ter.

Essa informação pode ser obtida através de uma avaliação de desempenho, ou com relatórios de vendas, assim como um feedback individual com cada colaborador para saber o que quer melhorar ou aprender.

O conteúdo que deve ser abordado ajuda a definir as próximas etapas do treinamento, conseguindo verificar a necessidade de abordar com toda a equipe, apenas com os iniciantes, assim como o tipo de treinamento que melhor vai tratar o assunto.

Tipo de treinamento

São diversos tipos de treinamentos que podem ser encontrados, alguns mais indicados para o modelo de negócios do que outros.

Por exemplo, o varejo é mais dinâmico, o que necessita de um treinamento mais direto, motivacional e também que seja prático.

É difícil conseguir tirar toda a equipe para um ciclo de treinamento, já que todo momento é um momento para conseguir vender mais e obter rendas.

O mobile learning é um tipo de treinamento realizado diretamente no celular, com atividades de menor duração, o que garante que o acesso pode ser realizado em qualquer lugar, precisando ter um celular e acesso à internet.

Essa é uma modalidade que deve crescer com bastante força.

O e-learning é online também, mas conta com conteúdo que são mais completos e complexos.

Nessa modalidade podem ser apresentados provas e vídeos, com um treinamento que precisa de amis tempo e com um ambiente adequado para conseguir se concentrar nas atividades.

Outra modalidade que tem sido bastante usada é a gamificação, com jogos que são personalizados para conseguir capacitar, analisar e desenvolver os colaboradores.

A tecnologia pode ser bem simples, com jogos no celular com formato de testes ou com um ambiente mais complexo, com fases, interação com os colegas, entre outros.

A opção de curso presencial é mais tradicional e que pode ser usada dentro da empresao u fora dela.

O que complica essa modalidade de treinamento é que precisa que o tempo seja fora do horário de trabalho e também vai necessitar reunir toda a equipe, por isso, costuma ser usada para atualização profissional.

Podem ser usadas dinâmicas, garantindo uma maior fixação do conteúdo.

Abordagem do conteúdo

Depois de decidir o que precisa ser trabalhado, é a maneira de considerar o tipo de treinamento que vai abordar esse conteúdo.

O ciclo de treinamento pode ser personalizado para cada colaborador, o que vai ser bom para melhorar o desenvolvimento individual e também da equipe.

O conteúdo teórico é bem importante, mas também é importante encontrar ferramentas que vão conseguir prender a atenção e ajudar a fazer o conteúdo ser absorvido.

Vídeos, debates, exemplos práticos e apresentação de cases podem ser uma das maneiras de abordar os temas a serem discutidos.

Alguns tópicos devem ser discutidos com toda a equipe, mesmo que o treinamento seja abordado de maneira individual.

Dessa maneira, a equipe consegue se unir e podem ajudar um ao outro ao longo do ano. Isso pode ser realizado através da internet, com salas de conversas, tópicos de dúvidas ou presencialmente.

Trocar conhecimento vai unir a equipe e ajudar no desenvolvimento coletivo.

Depois de entender os tipos de conteúdo que devem ser abordados no treinamento, é a maneira de verificar como elaborar o treinamento. Por isso, um bom treinamento precisa trabalhar as questões de comunicação da equipe, além de como conseguir descobrir a necessidade do cliente.
O treinamento precisa abordar as questões do emocional do cliente e como trabalhar com essa perspectiva.

Assim como colocar no treinamento o momento de fechamento de vendas, onde são usadas diversas técnicas, definindo o tipo de fechamento que se quer ter na empresa, estabelecendo um passo a passo que vai servir para os vendedores mais experientes, assim como os iniciantes.

Fechamento do treinamento

Depois de construir um conteúdo interessante e que vai trazer resultados para a equipe comercial é a hora de juntar as informações, montar um material de estudo e conseguir estabelecer como o curso vai ser ministrado, pensando nas maneiras de treinamento que podem ser encontradas.

O treinamento pode ser realizado por escalas, com vendedores mais experientes trabalhando apenas o conhecimento que precisam naquele momento e com os iniciantes realizando um treinamento mais completo.

Essa é uma boa maneira para usar os programas de reciclagem de conhecimento, melhorando o engajamento.

Com essas dicas é possível montar um ciclo de treinamentos para a equipe comercial, conseguindo melhorar os resultados da equipe, além de melhorar as vendas de uma maneira muito positiva.

Os números devem ser melhores, assim como a qualidade do serviço fornecido pela empresa.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.