Cansado(a) de Treinamentos que não Funcionam? Leia!

Você sabe da importância dos treinamentos corporativos, mas não vê resultados práticos depois de eles serem realizados? Neste post vamos abordar quais são os momentos mais adequados e os passos necessários para selecionar treinamentos que realmente façam a diferença nos resultados da empresa.
Afinal de contas, quem nunca se deparou com uma palestra que tinham tudo para ser produtiva mas o conteúdo se mostrou inexpressivo, não é mesmo? Nessas horas, a sensação é de que a equipe poderia estar se dedicando a outras atividades mais urgentes.
O que poucos param para pensar é que a escolha da temática do treinamento e o alinhamento de expectativas são cruciais para que um processo de desenvolvimento renda bons frutos. Sem esse cuidado, tempo e recursos podem ser perdidos.
Todas as partes envolvidas precisam estar cientes de quais são os objetivos daquele(s) encontro(s). É um contrato de 3 pontas: da empresa contratante, do palestrante contratado e da equipe que vai participar do processo.
Quando todos sabem os motivos de estarem reunidos e quais são os indicadores de sucesso que servirão como guia na avaliação dos avanços a serem realizados, as chances de decepção são muito menores. Para tanto, reunimos alguns dos cuidados que você deve ter ao contratar o próximo treinamento. Veja só quais são eles!

Momento certo para oferecer treinamentos

O tema da palestra é fundamental para engajar a equipe. No entanto, além desse aspecto, a primeira coisa a ser considerada é o momento em que o treinamento se faz mais necessário para ser realizado.
Para justificar o investimento, a contratação de um processo de desenvolvimento de líderes ou de equipes deve ter uma razão de ser. Assim, ele pode ser revertido em mais desempenho, resultados, motivação, melhoria de postura ou quaisquer demandas a empresa apresente naquele instante.

Os motivos mais indicados para contratar treinamentos são:

● Quando há a chegada de novos funcionários;
● Quando há a introdução de novos equipamentos e tecnologias;
● Quando há um redesenho de processos operacionais;
● Quando há novas normas a serem cumpridas;
● Quando há muitas reclamações dos clientes;
● Quando há uma performance abaixo do que a equipe poderia entregar;
● Quando há desmotivação ou muita rotatividade de colaboradores.
E esses são somente alguns exemplos. A bem da verdade, treinamentos são sempre bem-vindos. Desde que, é claro, sejam selecionados de maneira criteriosa e agreguem valor ao seu negócio.

Passo a passo para escolher os melhores treinamentos de vendas

Visando ajudar você na escolha assertiva por treinamentos que realmente funciona, criamos um tutorial com 10 passos primordiais. Veja quais são eles e procure aplicar na próxima vez em que contratar um palestrante ou processo de coaching.

Primeiro passo: escolha do tema do treinamento

A primeira fase é uma das mais óbvias: a escolha do tema do treinamento. Contudo, por mais clichê que isso possa parecer, é de extrema importância dar atenção ao que a equipe realmente precisa aprender.

Na teoria isso parece bastante simples. Mas na prática alguns procedimentos mostram-se imprescindíveis:

● Analisar relatórios, dados do CRM, reclamações e sugestões de clientes, entrevistas de avaliação de desempenho e aspectos do dia a dia para identificar em que a equipe precisa melhorar;
● Perguntar à equipe o que ela deseja aprender e o que lhe desperta interesse;
● Considerar as estratégias de negócio da empresa e aonde ela pretende chegar;
● Fazer um levantamento em parceria com o departamento de Recursos Humanos para identificar as razões que costumam levar a desentendimentos ou rompimento de relações trabalhistas.

Com esse arsenal de fontes de informações, fica muito mais simples de perceber quais são os temas frequentes que merecem destaque no aprimoramento dos colaboradores.

Segundo passo: definições logísticas

Uma vez decidido o tema do treinamento, partimos para a segunda fase que é a de definições logísticas. Isso inclui:
● Fazer um orçamento de quanto os treinamentos custam e o quanto a empresa está disposta a investir, procurando um ponto de equilíbrio;
● Determinar o tempo que a equipe precisa para participar do treinamento e se isso acontecerá durante o horário de trabalho ou fora dele;
● Estabelecer se as atividades acontecerão coletivamente ou de maneira individual;
● Considerar a quantidade de pessoas envolvidas para prever a necessidade de espaço, coffee break, materiais que serão utilizados, entre outros itens essenciais;
● Realizar um planejamento que contemple todos os aspectos citados acima.
Vale ressaltar que, hoje em dia, há inúmeras alternativas na hora de organizar treinamentos. Eles podem ter diversos formatos, como por exemplo:
● Cursos presenciais abertos: quando são realizados fora do ambiente de trabalho, inclusive em parceria com outras empresas com interesses afins;
● Cursos in company: são realizados na própria empresa, de maneira personalizada e a fim de atender a demandas mais específicas;
● Cursos online ao vivo: uma opção mais em conta, embora imponha algumas limitações;
● Cursos em vídeos gravados: são pouco motivadores e devem ser usados somente para tutoriais e fixação de conhecimentos mais técnicos acerca de um procedimento ou tecnologia;
● Cursos mistos: não é necessário optar por uma única alternativa dentre as acimas citadas, sendo possível mesclar diferentes metodologias dependendo das demandas da empresa.

Terceiro passo: contratação do treinamento

Depois de escolhido o tema e realizado um planejamento inicial, aí sim partimos para a contratação do processo de desenvolvimento da equipe. Essa fase é caracterizada, em termos gerais, pela definição da empresa ou profissional que ficará responsável pelos treinamentos.
Algumas empresas ficam perdidas nesse momento e acabam recorrendo a faculdades para receber indicações de professores e palestrantes. No entanto, hoje em dia há empresas que reúnem excelentes profissionais que dão um ar menos teórico e mais prático aos encontros, o que pode ser revertido em resultados mais rápidos.
Lembre-se de fazer um contrato claro e que especifique quais são os objetivos do projeto. Só tome cuidado para não exigir mais do que o curso realmente pode oferecer.

Quarto passo: treinamento propriamente dito e avaliação

Por fim, chega o momento de realizar o treinamento propriamente dito. Faça questão de seguir o planejamento à risca.
No final das atividades desenvolvidas, é muito importante fazer uma avaliação do alcance dos objetivos propostos. O fechamento pode ser uma cerimônia simples, com certificados e um momento de confraternização.

Pronto! Agora você já tem uma ideia de como planejar novos treinamentos e evitar decepções. Não esqueça de compartilhar!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.