9 Sinais de que Você Precisa de Ajuda com Sua Equipe

Você tem dúvidas sobre a real necessidade de investir em treinamentos e ajuda para a equipe de colaboradores? Não se preocupe, esse é um questionamento muito frequente e não se deve ao acaso.
Por mais que saibamos da relevância que tem a busca por conhecimento e aperfeiçoamento, o dia a dia de trabalho normalmente é corrido e mal sobra tempo para atividades diferentes das habituais. Além disso, todo treinamento demanda de um aporte financeiro que pode pesar no orçamento, ainda mais se não for revertido em resultados concretos.
Independentemente desses aspectos, é preciso ter sempre em mente que os processos de desenvolvimento de colaboradores só são efetivos quando acompanhados de boas estratégias, alinhamento de objetivos e indicadores de sucesso. Assim, a ajuda para equipe não se dá ao acaso e realmente traz consequências que impactam positivamente os negócios.
Para esclarecer eventuais dúvidas sobre a necessidade ou não de um treinamento para o time de vendas, preparamos um artigo diferente. Aqui você encontrará quais são alguns dos sinais mais importantes aos quais o gestor e líderes devem estar atentos para comprovar a demanda por uma ajuda especializada.
Aproveite as dicas e faça uma boa leitura!

1. Falta de motivação da equipe

O primeiro sinal de que o gestor deve considerar uma ajuda pra a equipe é a falta de motivação dos vendedores. Funcionários sem ânimo para o trabalho são fracos em pro atividade e estão mais sujeitos à rotatividade.
As origens da desmotivação podem ser as mais variadas. De qualquer forma, ela é altamente nociva para a empresa e para o fechamento de negócios. Afinal, o consumidor nota quando é atendido de má vontade ou com muita negligência.
Como se não bastasse, quando algumas pessoas estão “para baixo” a tendência é que o time todo seja abalado. O clima corporativo decai e a sinergia é abalada.
Em contrapartida, com um treinamento bem direcionado é possível reverter esse quadro facilmente. Profissionais do ramo têm a metodologia certa para melhorar a comunicação e os ânimos, contribuindo para a qualidade das tarefas executadas e para o aumento das vendas.

2. Queda na produtividade

Metas devem ser estipuladas e acompanhadas de perto constantemente. Se elas costumavam ser atingidas mas estão decaindo, esse é um sinal de que faz-se necessário investir em ajuda para a equipe.
E isso não se deve somente à desmotivação ou desleixo. Muitas vezes, o cenário econômico faz as vendas caírem e os colaboradores não conseguem efetuar negociações mesmo com muito esforço e afinco.
Nos treinamentos, a equipe comercial pode aprender novas estratégias, abordagens e técnicas de persuasão para renovar o repertório de argumentos no processo de convencimento do cliente. Essa é uma iniciativa que vale a pena e rende bons frutos.

3. Falta de integração e sinergia entre os colaboradores

Os membros de uma equipe são parte de um todo. Esse sistema funciona como uma engrenagem, onde todas as peças devem estar bem alinhadas e conectadas. A falta de comunicação e sinergia é como um entrave que impede a continuidade das atividades de maneira efetiva.
Quando forem observadas as famigeradas “panelinhas”, ou seja, grupos isolados ou rivais dentro da equipe, é hora de agir. Um treinamento é ideal para unir o grupo em prol de um mesmo objetivo e melhorar o clima organizacional.

4. Negligência com prazos e metas

O faturamento de uma organização pode ser severamente impactado pelo descumprimento de prazos e metas. Dependendo do grau de negligência, podem inclusive ocorrer multas e processos jurídicos.
Nesse sentido, investir em uma parceria especializada que preste ajuda para a equipe e melhore o seu nível de entrega e responsabilidade é uma atitude inteligente. São evitados danos maiores, ao passo que a produtividade do grupo também é elevada.

5. Chegada de novos funcionários

Seja no início das atividades de uma empresa, em uma renovação de equipes ou na ampliação dos negócios, a chegada de novos colaboradores é um momento de muitas incertezas e lacunas organizacionais. Nessas ocasiões, investir em treinamentos é fundamental para alinhar procedimentos e adotar uma linguagem comum.

6. Mudança de tecnologia

Quando ocorrem mudanças de tecnologia e adesão a novos sistemas, sejam eles softwares ou maquinários, optar por um treinamento em grupo ajuda a capacitar os funcionários e impedir erros e prejuízos. Falta de conhecimento pode limitar o uso da nova ferramenta, o que é contraproducente para os negócios.
Por isso, para usufruir ao máximo dos investimentos realizados em recursos tecnológicos e estruturais, qualificar a equipe é muito apropriado. A empresa terá mais retorno e otimizará procedimentos operacionais com essa escolha.

7. Alterações nos processos da empresa

Mudanças de cultura ou de processos operacionais, ainda que eles não envolvam novas tecnologias, também são momentos de dúvidas. Novas hierarquias, início ou fim de parcerias e sociedades, entre outros momentos cruciais na trajetória da empresa, devem ter o acompanhamento especializado que preste ajuda para a adaptação da equipe.

8. Demanda por aperfeiçoamento

Muitas vezes, os próprios colaboradores externam a sua preocupação com demanda por aperfeiçoamento. O bom líder e gestor deve sempre estar atento aos comentários, solicitações e até mesmo reclamações dos funcionários, por mais impertinentes que elas possam parecer.
Uma vez treinados, as queixas tendem a diminuir. Além disso, o líder ganha um argumento favorável para exigir mais desempenho e resultados, pois investiu no aprimoramento da equipe.

9. Aumento das reclamações dos clientes

Não são apenas as reclamações dos colaboradores que demonstram a necessidade de prestar algum tipo de ajuda para a equipe. Os próprios consumidores costumam relatar quando são mal atendidos ou percebem dificuldades de comunicação e eficiência na empresa.
Esteja atento ao nível das reclamações da clientela. Esse pode ser um termômetro interessante para saber o momento certo de contratar treinamentos para os atendentes e aprimorar a experiência do cliente.
Lembre-se que o time de vendas é a vitrine dos valores e da confiabilidade da empresa. Investir nele é contribuir para o sucesso da marca.

Essas foram as dicas de hoje sobre quando procurar ajuda para a equipe e oferecer treinamentos. Conte conosco caso seja essa a sua demanda. Até mais!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.