Certamente há vários departamentos conectados, e eles acabam complementando uns aos outros. Isso porque em uma empresa, todos os departamentos que serão citados abaixo são essenciais, afinal, todos nós sabemos que a intenção é conseguir novos clientes e reter os que já estão na base dos clientes.
É importante que todos compreendam exatamente porque esses departamentos são importantes, o que eles trabalham e principalmente: porque devem estar conectados. Dessa forma, confira abaixo todas as informações!
Qual a importância de ter os departamentos conectados?
Na realidade, ter os departamentos conectados acaba sendo essencial, afinal, empresa alguma consegue manter seus clientes na base sem conhecê-lo.
É importante que todas essas áreas sejam capazes de estar interligadas e sempre repassando informações, para saber como chamar a atenção de seus clientes ou ainda obter novos leads para sua base.
Quando há problema em um desses departamentos os impactos acabam sendo sentidos em todos os demais, e logo os resultados negativos podem aparecer.
Existe a necessidade de que esses departamentos andem juntos, que troquem informações e principalmente: que dividam todos os detalhes para finalmente obter os melhores resultado.
O que é atendimento?
Em relação ao atendimento, podemos dizer que ele é um parâmetro, afinal, quando um cliente é bem atendido ele volta, lembrando ainda, que o bom atendimento é aquele prestado como suporte aos clientes antes, durante e após a compra realizada.
É preciso saber que uma excelente experiência com compras em sua empresa, fará com que esse cliente seja fidelizado, afinal, quando bem tratado e sem dúvidas o cliente sente confiança e logo retorna.
Na verdade, a definição de atendimento ao cliente acaba indo bem além de somente dar respostas aos clientes possíveis ou já clientes: o conceito de atendimento acaba sendo uma das partes mais importantes do que realmente sua marca significa para os clientes.
Lembre-se: o bom atendimento é um fator crítico para que seu negócio tenha sucesso de verdade!
Veja bem, não importa que seu objetivo seja manter clientes ou até mesmo gerar novos leads, então é preciso ter qualidade no atendimento ao cliente, e isso deve estar alinhado ao valor que sua empresa quer passar para os consumidores e as metas como um todo.
Somente assim, você terá uma enorme oportunidade de estar em contato constante com seu target, impulsionando assim a gestão de relacionamento com o cliente, demonstrando efetivamente que está preocupado com ele.
O que é marketing?
Para entender por que ter os departamentos conectados, é muito importante saber o que são cada um deles. Sendo assim, o marketing nada mais é do que uma atividade, conjunto de instituições e até mesmo processos para criar, entregar, comunicar e oferecer trocas com valor para os consumidores.
Realmente esse é um conceito muito amplo, sendo que acaba também mostrando que o universo do marketing é completamente vasto, e então compreende não somente o ato de vender seu serviço ou produto, mas ainda tudo que diz respeito ao planejamento, pesquisa e até mesmo posicionamento de mercado.
Podemos dizer ainda, que o marketing é simplesmente uma balança justamente entre o que o cliente quer e até mesmo os objetivos da empresa em questão. Sempre lembrando que um bom marketing acaba gerando valor para a empresa e o consumidor.
O que são vendas?
Em relação a vender, nada mais se trata do que oferecer um item de valor em troca de algo, sendo que isso realmente se aplica a tudo. E isso diz respeito até quando você realmente precisa convencer alguém de uma ideia, é bem comum dizer que precisa “vender essa ideia”.
Sendo assim, podemos dizer que uma boa definição, seria simplesmente dizer que vendas são uma espécie de jogo, onde temos uma soma bem positiva.
Ademais, em outras palavras, podemos dizer que vendedor e comprador acabam percebendo que estão ganhando na relação de troca de valores.
Customer Sucess: entenda melhor
Muitas pessoas que empreendem, quando ouvem falar sobre o Customer Success, acabam dizendo que já possuem uma área de SAC e principalmente de atendimento ao cliente.
Porém, não é tão simples assim, o Customer Sucess, é bem mais do que um simples departamento, sendo que ele é ainda uma filosofia ou ainda, uma estratégia empresarial que serve para orientar o negócio em torno dos clientes.
De uma forma mais prática, podemos dizer que uma das maiores diferenças é que esse processo é bem mais ativo, onde a empresa busca seus consumidores, ao contrário do SAC que é totalmente reativo.
Lembrando que em relação aos benefícios, há uma redução da taxa de cancelamentos, além de que esse processo possibilita com que as empresas vendam bem mais para a mesma base de clientes, justamente por meio do cross-sell que é uma técnica de vendas.
Essa técnica acaba por estimular o cliente a adicionar produtos e serviços complementares à compra inicial, e ainda há o up-sell, que é uma técnica de vendas que serve para incrementar a versão final de um produto ou até mesmo serviço que um consumidor pretende adquirir.
Sabidamente, é bem importante entender que quando um cliente chega para conversar diretamente com sua empresa, saiba que ele já percorreu em torno de 60% de sua jornada de compra.
Saiba que isso acontece porque todas as pessoas realmente possuem um acesso relativamente fácil a informações, por esse motivo é bem importante compreender que para fazer o cross-sell e up-sell, o vendedor precisa ter um perfil para isso.
Certamente aquele vendedor que simplesmente deseja “empurrar seu produto”, sem ao menos conhecer o cliente, não consegue obter mais sucesso na área de vendas.
Na verdade, nos dias atuais o vendedor precisa e deve atuar como uma espécie de agente consultivo, sendo que o novo vendedor precisa ajudar o cliente e mostrar como tal produto ou solução irá agregar a ele.
É por esse motivo, que é bem importante os departamentos conectados, afinal, todos os detalhes devem ser bem específicos, e o vendedor precisa entender o que o cliente deseja, atuando sempre em prol disso.