Atendimento ao Cliente: Conceito 5 Estrelas e Estratégias

O atendimento ao cliente exige que sejam aplicadas as melhores estratégias, além de métricas relevantes com ferramentas que vão poder dar destaque em relação aos concorrentes e ainda garantir 5 estrelas. Conhecer essas estratégias para conseguir domina-las é importante para avançar na qualidade do atendimento.
Melhorar as práticas de atendimento ao cliente é querer garantir mais sucesso para o seu negócio. Assim, para quem está em busca de conseguir entregar um conceito 5 estrelas em atendimento, usando as melhores táticas, obtendo todos os benefícios para um trabalho de qualidade.

O que é um atendimento ao cliente de qualidade?

Passar por uma experiência de atendimento ruim faz com que a pessoa não queira mais voltar a trabalhar com o estabelecimento. Ao ser mal atendido, o serviço ou a qualidade do produto não vão importar. Com uma experiência ruim, basta para o cliente não voltar e ainda relatar o acontecido para clientes em potencial.
Hoje em dia, há diferentes opções de lugares que vão prestar o mesmo serviço, entregar o mesmo produto. Assim, elas esperam que o lugar que elas escolheram entregue um atendimento de qualidade para conseguir fechar os negócios com o local e ainda ser fidelizado.
Um atendimento de qualidade não vai se resumir a responder as mensagens do cliente rapidamente, nem atender telefonas e fazer interações nas redes sociais. Ele é composto por outras questões que vão ter o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente, deixando ele se sentir valorizado pela empresa e resolvendo os seus problemas.
Não existe uma fórmula mágica para conseguir conquistar todos os clientes, fazendo ele permanecer com a empresa. Porém, existem algumas orientações que conseguem melhorar as expectativas dos consumidores, sendo estratégias básicas a serem aplicadas.

Estratégias para melhorar o atendimento

O atendimento de qualidade está diretamente relacionado ao sucesso do produto, serviço e da empresa. Para não fracassar no atendimento, é importante investir nas coisas que os clientes gostam de valorizar em um atendimento, encontrando as ferramentas que vão conseguir ajudar a melhorar a experiência de cada cliente, conseguindo medir os níveis de satisfação com a empresa.
Portanto, é importante entregar um atendimento humanizado, com profissionais de qualidade e aplicando algumas estratégias que vão mudar a maneira com que os clientes se relacionam com a empresa. Eles precisam ser foco da rotina. Confira algumas estratégias para melhorar o atendimento ao cliente:

1 – Empatia
Para oferecer um atendimento com qualidade, é importante tratar os clientes da mesma maneira que gostaria de ser atendido, ou seja, praticar a empatia. Assim, oferecer um atendimento qualificado, é importante aprender com as grandes empresas, colocando-se no lugar daquele cliente.
Deixando de lado os scripts prontos de atendimento e assim, resolver os problemas dos clientes como se fosse o seu. A maneira com que se lida com as situações deve ser tão importante quanto conseguir resolver essas questões. No fim do dia, o cliente espera um atendimento que vá compreender o seu problema e seja tratado com respeito.

2 – Comunicação
Nem todos os clientes vão ter o mesmo nível de conhecimento, por isso, tentar tratar todos da mesma forma vai ser ruim para quem está atendendo e para quem está recebendo o atendimento. Quem acabou de adquirir algum produto ou serviço, não vai entender todos os termos ou expressões técnicas.
Na hora de realizar o atendimento, é importante também se preocupar com a linguagem, evitando usar muitas gírias e regionalismos. Nem todos os clientes vão compartilhar da mesma cultura que a sua, nem vão conhecer as expressões mais atuais da internet, por exemplo.
Portanto, ter uma comunicação adequada para oferecer ao atendimento ao cliente não vai ser só usar as palavras certas, nem usar uma gramática impecável. É importante saber falar a língua de cada cliente, adaptando a maneira que o atendimento vai ser fornecido de acordo com a situação.

3 – Surpreendendo o cliente
Para conseguir melhorar o atendimento ao cliente, uma estratégia que pode ser adotada é buscar surpreender as expectativas, fazendo mais do que ele espera do seu atendimento. Ter proatividade é uma das melhores maneiras de conseguir encantar e ainda surpreender o cliente.
Assim, é possível buscar enviar algum tipo de brinde para o cliente, usando a criatividade para mostrar que se importa com ele. Pequenos gestos fazem com que a experiência do atendimento seja elevada. Por isso, nem sempre para conseguir surpreender é preciso fazer muito.
Tem vezes, que apenas tratar com mais empatia e conseguir resolver os seus problemas já vai ser suficiente. Assim, entregar um bom atendimento não vai precisar de um grande esforço, apenas estar mais atento as novas oportunidades de realizar um atendimento proativo.

4 – Feedbacks
Outra maneira de conquistar uma nota 5 estrelas no atendimento ao cliente é receber feedbacks de maneira constante. Perguntando aos clientes quais os seus problemas, necessidades, tentando descobrir quais os pontos fortes da empresa, assim como aqueles que precisam ser melhorados.
Podem ser enviados questionários por e-mail, fazendo perguntas objetivas por telefone, ou até mesmo, aplicando um questionário de satisfação no fim dos atendimentos. É importante receber esse feedback e principalmente, ouvir o que o cliente tem para dizer.
Depois de obter todas as informações, é importante compartilhar com o resto da equipe, utilizando todas as respostas para conseguir melhorar os processos da empresa. Ao implementar as mudanças apontadas pelos clientes, é a hora de agradecer a eles pelo feedback.

5 – Equipe
Não adianta pensar em diferentes estratégias para melhorar o atendimento ao cliente se a equipe também não estiver a altura desse atendimento. Dessa maneira, é fundamental escolher bem as pessoas que vão realizar o atendimento e participar desse momento importante do trabalho.
Um atendimento de qualidade consegue ser obtido com uma equipe que está qualificada e também motivada. Por isso, além de ter um time muito bom de atendimento, é importante ter certeza de que eles possuem bons recursos para conseguir trabalhar.
Ter um ambiente de trabalho agradável e que consiga oferecer aos colaboradores treinamentos constantes. Assim, eles conseguem ter ainda mais vontade de entregar um bom serviço aos clientes todos os dias, aplicando as estratégias já mencionadas acima.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.