5 passos para vendas de alta performance

Tendo em vista o cenário econômico em crise e com um acirramento na competitividade, é fundamental que as empresas usem estratégias comerciais mais assertivas e otimizadas. Por isso, hoje teremos 5 passos para vendas de alta performance que alavanquem os seus resultados.

O setor de vendas é vital para os negócios, disso não restam dúvidas. Afinal, é esse departamento que garante a saúde financeira da companhia. No entanto, para que ele funcione bem, devemos alinhar os objetivos e ações com outras áreas, principalmente as de gestão e de marketing.

É justamente essa harmonia entre setores que vai agregar valor aos produtos e serviços entregues ao cliente. Além, é claro, de reduzir os custos e ruídos ao longo do processo.

Se você quer aumentar as vendas, atraindo e fidelizando o consumidor, é recomendável seguir alguns preceitos básicos nas suas práticas diárias. Confira algumas delas a seguir com estes 5 passos para vendas de alta performance. Boa leitura!

1. Conheça o público alvo

O primeiro passo antes mesmo de iniciar a jornada no funil de vendas é conhecer a fundo quem são as pessoas que potencialmente interessadas nos seus produtos e serviços. É assim que você vai direcionar os seus esforços para quem realmente se identifica com o que você tem a oferecer.

– Algumas recomendações valiosas nesse sentido, são:
– Identifique o perfil de quem são os seus compradores;
– Saiba quais são as suas preferências, necessidades e expectativas;
– Conheça o processo de compra aos quais eles costumam aderir;
– Reconheça em quais etapas da jornada de compra você pode intervir;
– Defina critérios para qualificar e nutrir esses futuros clientes e avançar na intenção de fechar negócio;
– Determine quais serão os recursos e ferramentas necessárias para as suas ações;
– Use abordagens condizentes com o nível de consciência do consumidor.

2. Defina metas plausíveis

Se dependesse somente dos objetivos que sonhamos, certamente realizaremos vendas de alta performance e lucraríamos muito. No entanto, é preciso manter os pés no chão e estabelecer metas que possam ser, de fato, conquistadas.

Conforme esses objetivos forem alcançados, aí sim podemos traçar novas expectativas e os meios para atingi-los. Sobrecarregar o time de vendas sem coerência com a realidade é prejudicial ao trabalho desenvolvido. E os clientes são os primeiros a perceber isso, especialmente quando a abordagem se torna muito agressiva.

Lembre-se que além de objetivos quantitativos, não podemos pecar no aspecto qualitativo. É imprescindível manter o desempenho das vendas sem impor demandas que não são plausíveis com resultados seguros.

3. Combine esforços de diferentes equipes

Para maximizar seus resultados, um dos 5 passos para vendas de alta performance é a combinação de esforços de diferentes equipes. Dentre elas, a de marketing e de vendas. Essa integração pode alavancar o ROI – Retorno Sobre Investimento – da sua empresa.

Diversos estudos comprovam que a ampliação da taxa de conversão de leads é mais expressiva quando times de venda e de marketing trabalham juntos. Eles são capazes de gerar leads mais qualificados e conduzir a jornada de compra de forma mais assertiva.

Para que isso seja possível, incentive a troca de ideias e o feedback contínuo entre os dois grupos. É justamente isso que determinará o direcionamento correto da produção de conteúdo das campanhas e das estratégias dos vendedores no dia a dia.

4. Atualize-se e mantenha a sua equipe atualizada

As técnicas e metodologias empregadas nas vendas de alta performance ganham novas nuances de tempos em tempos. Não é à toa que vimos, nos últimos anos, uma evolução do outbound marketing para o inbound marketing.

É preciso se dedicar à constante atualização de procedimentos para que nossas habilidades e competências em gestão e em vendas sejam utilizadas da melhor maneira possível. Da mesma forma que o gestor precisa investir na própria qualificação, a sua equipe também demanda de um norte para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Portanto, enquanto líder, esteja sempre estudando e se aprimorando. Da mesma forme, incentive o mesmo tipo de comportamento para os seus colaboradores.

Se possível, ofereça treinamentos e oportunidades de desenvolvimento com profissionais exteriores à empresa. Isso ajuda a manter a sua empresa em dia com as tendências do mercado e ainda motiva a equipe no alcance das metas.

5. Estabeleça processos operacionais automatizados

As rotinas de trabalho da empresa podem ser aceleradas e otimizadas quando processos repetitivos são automatizados. Foi-se o tempo em que anotações na ponta do lápis eram confiáveis, hoje contamos com plataformas de gestão muito mais seguras.

Além disso, reveja as suas práticas. Algumas reuniões, a título de exemplo, podem ser resolvidas com um simples e-mail.
Quando adotamos novas ferramentas e tecnologias, simplificamos o cotidiano da companhia e empregamos os recursos de maneira inteligente. Aliás, isso se aplica tanto aos recursos financeiros quanto humanos.

Hoje em dia há uma série de aplicativos e plataformas acessíveis que servem como grandes aliados do gestor e da equipe. A automação de processos é indispensável para que se conquistem resultados de alta performance em vendas.

E engana-se quem acha que isso é bom somente para os colaboradores e líderes. O relacionamento com o cliente também é favorecido.
Não é por acaso que a maioria dos softwares de gestão já conta com módulos de CRM – Customer Relationship Management – para aproximar as empresas do seu público e acompanhar de perto a jornada de compras, o que ajuda significativamente na tomada de decisões.

Concluindo…

Ao longo da publicação de hoje, você pôde acompanhar algumas recomendações que são benéficas para alavancar as suas vendas e aprimorar seus procedimentos. É lógico que, dependendo da realidade da sua empresa, alguns desses itens podem ser adaptados.

O mais importante é ter em mente que, além dos 5 passos para vendas de alta performance, ter uma postura proativa e incentivar a sinergia da equipe são atitudes básicas para quem quer alcançar as suas metas com maestria. O primeiro passo você já deu, tendo em vista que está aqui se informando e buscando por aperfeiçoamento.

Continue investindo na sua maturidade profissional e volte sempre para acompanhar novos conteúdos. Até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.