Um cliente fiel sempre mantém as suas empresas favoritas como primeira opção. Não é à toa que tantas marcas se empenham para conquistar o consumidor no longo prazo. Foi justamente com base nessa premissa que elaboramos hoje 20 dicas para fidelizar seu cliente.
Entre as diversas estratégias que podem ser usadas para estimular a fidelização, está a necessidade de conhecer o público alvo do seu negócio e adaptar ações com base nas expectativas e necessidades dele. Esse é um objetivo nem sempre fácil de alcançar, mas que certamente vale a pena.
Afinal de contas, vale lembrar que o investimento para fidelizar sua clientela é muito mais baixo do que para angariar novos clientes. Além disso, o consumidor fidelizado tende a propagar voluntariamente a sua marca para as pessoas próximas a ele, o que representa um excelente triunfo em termos de marketing espontâneo e orgânico – o famoso “boca à boca”.
Se você quer dicas de como criar um vínculo de confiança e produtivo com os seus clientes, veio ao lugar certo. Logo mais estarão 20 tópicos que ilustram práticas positivas para um relacionamento bem sucedido entre a sua empresa e os consumidores.
1. Conheça o seu público alvo
Ao apresentar seus produtos e serviços, é fundamental que isso aconteça de maneira direcionada e para o público certo. Caso contrário, seus esforços serão em vão.
Conheça quem é o seu público alvo, traçando um perfil completo da persona que combina com o que você tem a oferecer. Assim, seu investimento em fidelização será bem melhor aproveitado.
2. Procure antecipar os anseios dos clientes
Não basta conhecer o cliente. É preciso usar essas informações para antecipar as suas necessidades e anseios, mantendo a sintonia com as tendências de mercado para que se estabeleça um relacionamento mais durável e próspero.
3. Otimize o seu atendimento
O consumidor 2.0 espera um atendimento rápido e bem feito. Não importa se for em lojas físicas ou em plataformas virtuais de e-commerce, procure entregar um atendimento eficiente e ágil. Assim, você poderá fidelizar seu cliente com mais facilidade.
4. Desenvolva um vocabulário padrão
Treine a sua equipe e desenvolva um vocabulário padrão para as abordagens realizadas ao cliente. Vale inclusive fazer uso de frases e expressões chave que combinem com a sua marca e com a filosofia da empresa.
Essa tática é aliada para a ambientação, promovendo uma sensação de conforto e acolhimento cada vez que o cliente retorna pois ele sabe como será recebido e atendido. Sem dúvida, isso é algo essencial para a fidelização.
5. Mantenha uma comunicação constante com o consumidor
Use estratégias e ferramentas de comunicação contínua com a clientela. Alguns exemplos práticos são: newsletters, mensagens SMS, e-mail marketing, folhetos, entre outros. O mais importante é não deixar a sua marca ser esquecida.
6. Construa uma boa reputação
O grau de confiança que o consumidor tem com relação às empresas é intimamente ligado com a reputação das mesmas. Cumpra com o que é prometido ou garantido e procure sempre solucionais possíveis falhas, inclusive com compensações. Essas são práticas essenciais para uma boa reputação.
7. Ofereça soluções
Mais do que se preocupar em somente vender, sua empresa precisa oferecer soluções reais para as demandas do público alvo. Para tanto, primeiro ajude na constatação de necessidades com marketing de conteúdo e, em seguida, aponte possíveis formas de saná-las para manter a afinidade e vendas recorrentes.
8. Use anúncios personalizados
Para que suas iniciativas de trazer os compradores de volta à empresa sejam alcançadas, sempre que possível use anúncios personalizados. Eles são excelentes estímulos nas ações de marketing.
9. Automatize processos
Antigamente, os comerciantes e vendedores costumavam conhecer a clientela e saber algumas informações de cabeça. Nos dias de hoje, confiar somente na memória ou em anotações simples já não condiz mais com a realidade.
Use a tecnologia à favor da fidelização e automatize processos. Isso deixará a sua empresa mais produtiva e otimizará os resultados das vendas.
10. Implemente uma ferramenta de CRM
Empresas de todos os portes podem contar com softwares de CRM (Customer Relationship Manager, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Eles são acessíveis e efetivos para fidelizar os consumidores pois ajudam no cadastro de informações e monitoramento do comportamento dos compradores na loja.
11. Crie experiências únicas
Não importa qual é o seu nicho de atuação e o que você tem a oferecer para o seu público, desempenhe o seu papel com todo zelo e atenção. Crie uma experiência de atendimento única e certamente ele retornará mais vezes.
12. Gere valor para suas ofertas
Para fidelizar seu cliente é necessário agregar valor às suas ofertas. Isole os concorrentes e demonstre que o que você proporciona é diferenciado em termos de produto/serviços, atendimentos e custo-benefício.
13. Não se apresse
Uma das maiores dificuldades enfrentadas no varejo é controlar atitudes afoitas para conquistar o cliente e atingir as metas de vendas. Muitos estudos comprovam que o consumidor geralmente não está preparado para finalizar a negociação no primeiro contato.
Tenha isso em mente. Faça cada movimento no tempo certo e você terá mais chances de fidelizar o cliente. Ao valorizar o relacionamento, a venda é uma consequência natural.
14. Tenha diferenciais na entrega
Procure oferecer algo além do produto ou serviço que você vendeu. Ao superar as expectativas você cativará a atenção do consumidor e vai motivá-lo a falar bem da sua empresa ou fazer indicações para amigos. Além, é claro, de incentivá-lo a voltar mais vezes.
15. Meça o nível de satisfação do consumidor
Mapeie o grau de satisfação do cliente para perceber quais são os passos realmente efetivos e quais devem ser aperfeiçoados na sua abordagem. Para tanto, não abra mão de planejamento, uso de métricas concisas e análises de resultados.
16. Capte relatos de clientes
Testemunhos positivos e negativos de compradores sobre as marcas que consomem são vistos por milhares de outras pessoas na internet. Diante disso, é imprescindível captar relatos e dar um feedback de agradecimento ou de solução de problemas quando eles surgirem para usufruir de boas oportunidades e evitar comerciais negativos.
16. Tenha estratégias de pós venda
Uma venda realizada não significa o fim da relação com o consumidor, mas apenas o começo. Para fidelizar o cliente, não abra mão de estratégias de pós venda.
17. Identifique as causas de abandono de carrinho
Especialmente em lojas virtuais, procure identificar o porquê de sessões serem encerradas e carrinhos serem abandonados sem a conclusão da compra. Há algoritmos especialmente desenvolvidos com esse propósito que ajudam na sua tomada de decisões.
18. Identifique recorrências
Um método eficiente para fidelizar seu cliente é identificar compras recorrentes de um mesmo produto ou serviço. Dessa maneira, você pode incentivar novas compras e evitar que ele migre para a concorrência.
19. Invista em táticas de cross sell e up sell
O cross sell (venda de produtos relacionados à primeira compra) e o up sell (venda de produtos da mesma categoria mas com valor maior) são técnicas efetivas de fidelização. Tente conhecer mais a respeito desses conceitos e planeje como aplicá-los no seu contexto.
20. Não esqueça de datas especiais
Para fidelizar seu cliente, nada melhor do que demonstrar que você se preocupa com ele e que lembra de momentos especiais como aniversários, datas comemorativas e marcos na sua relação. Trate o consumidor como VIP e certamente isso contribuirá para um relacionamento duradouro.
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