15 técnicas de vendas para vender pelo WhatsApp

O aplicativo de mensagens queridinho do momento e mais utilizado no Brasil oferece inúmeras oportunidades de negócios quando bem utilizado. Por isso, hoje veremos 15 técnicas de vendas para vender pelo WhatsApp!

Muitas pessoas já se deram conta de o quanto as mensagens instantâneas são poderosas para estabelecer um contato direto com a clientela. Ao adotar uma metodologia consistente nesse tipo de abordagem, é possível impulsionar os negócios à distância, mas mantendo um vínculo próximo.

Não é à toa que a maioria da população brasileira declara sua predileção pelo famigerado “zap”. De acordo com o Panorama da Mobile Time, em fevereiro de 2020, 76% das pessoas entrevistadas afirmaram interagir com marcas através do aplicativo.

Considerando que esse era um cenário pré-pandemia, certamente os resultados serão ainda mais expressivos nos próximos relatórios. Afinal de contas, mais do que nunca é preciso se conectar com criatividade e utilizar a tecnologia disponível a favor do aumento nas vendas.

Pensando nisso, preparamos uma publicação com 15 técnicas de vendas para vender pelo WhatsApp. Essas são dicas preciosas para alavancar os seus resultados. Quer ver só?

#1: Faça uso do WhatsApp Business

Se há uma versão Business do WhatsApp, especialmente desenvolvida para empresas, por que não utilizá-la? Não faz sentido se deter somente às funcionalidades do app voltado para o público geral, quando a versão empresarial permite utilizar ferramentas específicas, certo?

O WhatsApp Business permite a empresas e autônomos utilizarem um perfil comercial. Além disso, ele notifica o consumidor de que ele está em contato com esse tipo de conta, o que denota mais profissionalismo e confiabilidade nas negociações.

Alguns dos recursos mais interessantes dessa interface diferenciada são:

● Mensagens automáticas de resposta;
● Preenchimento de dados do perfil personalizado;
● Métricas para avaliar as suas estratégias de vendas;
● Tags para identificar contatos com pedidos finalizados ou pagamentos pendentes;
● Catálogo virtual de produtos e serviços;
Entre outros.

#2: Agrupe os seus clientes em diferentes listas

Organizar os clientes em listas pré determinadas de acordo com aspectos como a posição no funil de vendas é fundamental. Assim, você poderá manter os nomes e números muito bem catalogados, sabendo exatamente quais mensagens devem ser enviadas para cada agrupamento.

Independentemente de qual for a sua estratégia de organização, não deixe de utilizar uma. Caso contrário, chegará o ponto em que a confusão será inevitável – o que não é nada bom para os negócios.

#3: Peça autorização ao cliente

Pedir autorização para o envio de mensagens é um ponto importantíssimo na construção de um vínculo sólido com o consumidor. Afinal, você demonstrará que não está disparando conteúdos a esmo e desrespeitando o espaço dele.

Embora alguns contatos não deem autorização, esse é um mal necessário. Senão, você será provavelmente bloqueado e perderá a oportunidade de recontratar esse lead num futuro próximo.

#4: Respeite um cronograma

Elaborar e respeitar um cronograma de mensagens de vendas no WhatsApp é mais uma técnica essencial recomendada por experts do marketing. Com isso, você poderá criar um relacionamento próspero e frequente, mas sem ultrapassar os limites pela falta de controle, prejudicando o timing da negociação.

#5: Use listas de transmissão

Ainda que os grupos de WhatsApp sejam muito populares, eles não são a melhor ferramenta para contatar seus prospects. Prefira sempre listas de transmissão, que permitem disparos de mensagens padrão mas possuem janelas de conversa individuais.

O motivo é simples. Além da limitação de integrantes no grupo, informações importantes tendem a se perder em meio às conversas. Nas listas de transmissão, cada pessoa poderá responder a sua mensagem ou enviar dúvidas de maneira direta, sem distrações.

#6: Priorize o WhatsApp Web

O aplicativo do WhatsApp para smartphones é excelente. Porém, no contexto de vendas, usar o WhatsApp Web é muito melhor.
A digitação fica mais rápida. Além disso, acompanhar as conversas com cada cliente e enviar arquivos também se torna mais simples no computador do que pelo celular.

#7: Envie conteúdo de qualidade

Suas técnicas de vendas pelo WhatsApp não podem se restringir única e exclusivamente ao envio de propaganda. Ao oferecer conteúdo de qualidade, a abordagem fica menos agressiva e costuma aproximar mais o cliente de você. Use e abuse do marketing de conteúdo e use ele a seu favor.

#8: Ofereça recompensas digitais

Capturar um lead e convencê-lo a dar o número de WhatsApp nem sempre é uma tarefa simples. Muito pelo contrário! Existem muitas contas Business tentando chamar a atenção do seu público também.

Uma saída pode ser oferecer recompensas digitais para aumentar a sua lista de contatos. Você pode oferecer desde conteúdos exclusivos (como e-books e webinares) ou cupons de desconto.

#9: Capte contatos nas redes sociais

As suas listas de contatos para negócios no WhatsApp podem ser ampliadas quando você capta leads nas redes sociais. O Facebook e o Instagram têm muito mais apelo e podem servir como porta de entrada para um contato de vendas no aplicativo de mensagens.

#10: Não esqueça do status do WhatsApp

Aproveitar o status do WhatsApp é uma forma de incentivo para que os clientes venham até você. Assim como os stories em outras redes sociais, a mensagem fica disponível por 24 horas, mas muitas pessoas fazem questão de acompanhar essas postagens. Elas são ótimas para a divulgação de promoções com chamadas para ação criativa.

#11: Elabore uma campanha de vendas

Não é preciso ter medo de vender pelo WhatsApp. Contudo, esse processo não ocorre por mágica. Você precisa de planejamento.
Elabore uma campanha de vendas com objetivos claros. Também utiliza as métricas necessárias para averiguar se as suas técnicas estão dando certo e como podem ser aprimoradas.

Testes AB são uma boa pedida para que essas campanhas sejam construídas com maiores chances de bons resultados. Você pode criar uma campanha para uma lista de transmissão baseada em imagem. Já em outra, a mensagem pode ser escrita. Pouco a pouco, você perceberá o que dá certo ou não.

#12: Use gatilhos mentais

Você certamente já ouviu falar do poder dos gatilhos mentais nas vendas. No WhatsApp, não poderia ser diferente. Use e abuse desses recursos para despertar o senso de urgência, aumentar a sua autoridade ou incentivar uma tomada de decisão.

#13: Tenha um link para divulgação

O seu número do WhatsApp pode virar um link, o que é ideal para a divulgação nas redes sociais ou em sites. Para fazer isso é muito simples, use o modelo abaixo:

http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

Basta substituir os zeros pelo seu número com DDD.

#14: Utilize um número profissional

Utilizar um número profissional para os negócios e outro número pessoal para outras finalidades é extremamente importante. Isso inclusive impacta na sua autoridade e confiabilidade.

#15: Negocie como estivesse presente

Apesar de a negociação de vendas pelo WhatsApp ser realizada à distância, aja como se você estivesse conversando com o cliente presencialmente. Dedique tempo a cada atendimento e não deixe o cliente esperando demais.

Um dos erros mais crassos no uso do aplicativo é não prestar atenção a ele. Você não precisa estar 100% do seu tempo disponível. Mas quando estiver, atenda com excelência.

Continue acompanhando nossos conteúdos para mais aprendizados como esse!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.