Fazer um bom gerenciamento de times de vendas não é algo tão simples. Exige estratégias e uma boa visão do próprio mercado. Mas ainda bem que existem especialistas do ramo que fornecem algumas dicas para executar essa importante tarefa que é administrar uma equipe.
Pensando nisso, hoje separamos 10 segredos que os maiores especialistas na área de marketing utilizam para gerenciar suas equipes de vendas. Alguns são bem conhecidos, enquanto outros não. Por isso, continue a leitura do texto para saber mais e entender como ter sucesso na área.
1: Profissionais qualificados
O primeiro segredo dos especialistas sobre gerenciamento de times de vendas é a inclusão de profissionais qualificados na equipe. Ter pessoas que entendam o que estão fazendo é fundamental para o sucesso do negócio. Ao recrutar profissionais avalie suas competências e habilidades.
Entenda que você está desenvolvendo um time de vendas. Logo, os colaboradores que estarão neste grupo precisam ter noções de marketing e de todos os aspectos que envolvem a área. Se for possível, veja as experiências anteriores antes de contratar alguém para o time.
2: Bom funcionamento de equipe
Para garantir o sucesso nas vendas é necessário que a equipe esteja coesa. Todos devem vestir a camisa da empresa e trabalhar em prol de resultados. Para que isso possa acontecer você deve se atentar ao funcionamento da equipe, avaliando pontos fortes e fracos de cada colaborador.
Observe o comportamento de todos os integrantes do time e delegue funções para profissionais parecidos exercer. Dessa forma, você vai estimular a cooperação entre eles que ressoará no seu cliente. Para uma equipe funcionar bem você deve trabalhar principalmente com os pontos fortes de cada um.
3: Ter boas ferramentas
Um bom gerenciamento de time de vendas precisa contar com boas ferramentas. Vivemos na era da tecnologia e qualquer negócio que deseja alcançar o sucesso precisa automatizar todo o processo de vendas e a equipe deve estar devidamente preparada para utilizar essas ferramentas.
Estude sobre as ferramentas disponíveis no mercado. Veja o que se adequa mais ao tipo do seu negócio e faça a implantação o quanto antes. Mas entenda profundamente como esses instrumentos funcionam e leve o conhecimento para o seu time. Todos precisam saber o que fazer com cada tecnologia.
4: Noção de inglês
O inglês é uma das línguas mais estudadas em todo o mundo. A tecnologia que utilizamos aqui no Brasil provém, em sua grande maioria, de países estrangeiros. Por esse motivo, é essencial que a equipe tenha uma noção de inglês para que possa se tornar ainda mais competente.
Além disso, você deve pensar alto. Por mais que não haja clientes estrangeiros, o seu negócio pode alcançar outros países. Logo, é melhor ter um time preparado para atender essa parcela de consumidores do que perder clientes potenciais que podem até mesmo fidelizar.
5: Treinamento constante
Especialistas no gerenciamento de equipes de vendas afirmam que o treinamento constante é a chave de sucesso para todo negócio. O mercado de compra e venda é um mercado altamente competitivo. Para se sobressair é preciso estudar o que há de mais atual e procurar se sobressair.
Diante desse cenário, invista em treinamentos de qualificações para a sua equipe. Dê a eles conhecimento e então você terá possibilidades de cobrar por resultados. Além disso, faça reuniões frequentes estimulando os seus colaboradores a sugerir ideias para se sobressair entre a concorrência.
6: Estabelecimento de metas e objetivos reais
Sem estabelecimento de metas e objetivos reais não há como ter um gerenciamento de times de vendas que gere resultados positivos. Mary Kay Ash, a fundadora da empresa de cosméticos “Mary Kay” já afirmou: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Você precisa ter bastante clareza do que deseja obter para o seu negócio e deixar isso bem claro para a sua equipe. É necessário estabelecer metas reais capazes de uma pessoa vencer para que assim o seu time se sinta confiante de atingir os seus objetivos. Metas reais e claras é algo poderoso!
7: Versatilidade na composição da equipe
Todo ser humano possui qualidades e defeitos e ninguém é igual aos outros. É justamente por essa diversidade de personalidades que conseguimos aprender com as outras pessoas. No ambiente de trabalho essas diferenças ficam ainda mais nítidas e se você souber utilizar isso a seu favor, terá ótimos resultados.
Invista na versatilidade da composição de seu time de vendas. Pessoas diferentes das outras poderão se ajudar em meio a limitações e fraquezas. Visões podem se complementar gerando novas ideias para o processo de vendas. Seja flexível na hora de compor a sua equipe e veja o sucesso.
8: Valorize a produtividade da equipe
Todo profissional precisa ser reconhecido no que faz. Há colaboradores que, inclusive, abandonam as suas funções justamente por não receberem o devido crédito pelo seu trabalho. A valorização é um combustível para o seu time continuar engajado no negócio e trabalhar para o crescimento da empresa.
Se você quer ter um gerenciamento de times de vendas bem-sucedido precisa se acostumar a elogiar a sua equipe pelos resultados que obtiveram. Mas não só isso! Elabore algumas recompensas, como folga, aumento de salário, festas ou algum tipo de comemoração. Tudo isso é importante.
9: Invista em recrutamento
As pessoas têm propósitos diferentes em suas vidas e por isso, precisamos aprender a dizer “adeus”. Tenha em mente que a sua equipe certamente sofrerá alterações daqui a alguns anos (ou até mesmo meses). Sendo assim, por mais que o seu time seja sensacional, prepare-se para uma nova formação.
Não deixe de recrutar novas pessoas para o seu time de vendas. Lembre-se de que pessoas são completamente diferentes das outras e nunca é demais ter profissionais qualificados para agregar na sua equipe. Basta ser estratégico no processo de seleção e escolher colaboradores que de fato possam somar.
10: Estimule sua equipe
Por fim, mas não menos importante, estimule sua equipe a produzir e gerar resultados positivos. É claro que você não vai fazer isso por meio de cobranças e exigências, mas sim, através de incentivos e estímulos que podem ser manifestados através do compartilhamento de seus sonhos.
Diga o que você quer alcançar no seu negócio e peça ajuda do seu time para isso. Veja os profissionais que trabalham com você como seus parceiros e os faça se sentir assim. Além de criar um ambiente de cooperação, todos os envolvidos se sentiram participantes da sua vitória.
Colocando esses 10 segredos em prática certamente você terá um excelente gerenciamento de times de vendas. Esperamos que tenha gostado da leitura. Até a próxima!