10 dicas de marketing para você aplicar agora

Colocar em prática algumas dicas de marketing te ajuda a criar um negócio mais estratégico para atingir o seu público-alvo. Além disso, minimiza pequenos erros que são cometidos diariamente, mas que prejudicam o cumprimento de metas e realização de objetivos.

Hoje em dia, existem diversas orientações para elaborar um bom plano de marketing, mas nesse texto separamos 10 dicas de marketing para você aplicar agora mesmo. Ou seja, são orientações simples e práticas, que geram grandes resultados sem a necessidade de grandes investimentos.

Continue a leitura para saber mais e não deixe de praticar as dicas hoje mesmo!

Confira abaixo 10 dicas de marketing para você aplicar agora mesmo

Confira abaixo 10 dicas de marketing para você aplicar que podem mudar o seu negócio, trazendo autoridade em meio a concorrência e estabelecendo uma relação de confiança com os seus clientes.

1:Seja presente no mundo online

Você não pode ignorar a importância das redes sociais na sociedade atual. A empresa que não está ativa no mundo online, perde potenciais clientes e grandes oportunidades de vendas.

Por isso, independente do porte do seu negócio, vá para o mundo online. Mas lembre-se de que rede social é relacionamento. Pessoas querem ver pessoas. Portanto, mostre a rotina do seu trabalho, equipe de colaboradores, entre outros pontos que demonstrem que há gente por trás do negócio.

2:Faça uma análise da concorrência

Uma dica de marketing que você pode aplicar agora mesmo é realizar uma análise de sua concorrência. Isso não significa que você deva focar nas outras empresas, a ponto de ter medo delas. Pelo contrário, é necessário identificar as estratégias que elas estão utilizando.

Veja o que a sua concorrência tem de bom e o que não tem. Nesse processo, analise como você pode se destacar e ser diferente. O objetivo dessa análise é justamente procurar a originalidade e a criatividade para o seu negócio.

3:Demonstre seus diferenciais

Essa dica está muito atrelada com a segunda. Mas nesse caso, demonstrar seus diferenciais significa mostrar suas singularidades de maneira leve e tranquila. É basicamente a essência da empresa, o que marca a sua organização.

Tenha em mente que cada negócio é diferente do outro, ainda que se trabalhe com o mesmo produto. Sendo assim, procure a sua identidade e mostre isso para o seu público nas redes sociais.

4:Trabalhe em equipe

Há um ditado popular que diz: “A união faz a força”. Isso quer dizer que quando as pessoas estão unidas, elas são mais fortes, conseguindo vencer todo tipo de obstáculo que surgir no meio do caminho.

No marketing, você deve aprender a trabalhar em equipe. Chame seus colaboradores para te ajudar a elaborar estratégias, caminhos possíveis de atingir os objetivos da organização. Várias mentes trabalham melhor que uma e diferentes pontos de vista desenvolvem um excelente trabalho.

5:Elabore um planejamento de marketing estratégico e prático

Embora necessite de um certo tempo, essa é uma dica de marketing para você aplicar agora mesmo. Chame pessoas de confiança para te ajudar nessa tarefa e comece a elaborar um plano de marketing estratégico e prático, colocando metas que você deseja atingir e os desafios que precisa vencer.

Contudo, não se esqueça de colocar os seus pés no chão. Isto é, considere a sua realidade. Por maiores que sejam os sues sonhos, não crie expectativas muito altas. Trabalhe com os recursos disponíveis no momento, fazendo a sua parte e dando o seu melhor.

6:Faça a construção de uma imagem que seja referência

Ser autoridade no assunto deve ser o seu foco. A sua empresa deve ser referência na área de seu negócio. Para isso, invista em postagens sobre o seu produto. Crie posts de dicas, por exemplo, com informações sobre diferentes itens.

Como se trata de uma construção de imagem, isso pode levar algum tempo. Mas não se desespere ou desanime. O segredo de um marketing de sucesso é a persistência e o objetivo naquilo que se deseja transmitir. Portanto, seja inteligente nessas postagens.

7:Considere o seu público

Considerar o seu público é uma dica de ouro que não poderia faltar na lista das 10 dicas de marketing para você aplicar. É preciso dar voz ao seu público, ouvir o que eles tem a dizer sobre o seu negócio, o que tem a contribuir. Afinal de contas, seus seguidores são potenciais clientes.

Sendo assim, elabore enquetes, perguntas, de forma que seja possível eles darem avaliações sobre o seu serviço. Fazendo isso, você vai demonstrar que se importa com os seus clientes.

8:Tenha uma boa comunicação

Não há nada melhor para um cliente do que ter uma relação de confiança com a empresa e isso é construído através de uma comunicação clara e transparente. Assim como a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer relacionamento, entre consumidor e organização não seria diferente.

Portanto, procure deixar o seu público informado sobre os passos de seu negócio. Trocou de fornecedor? Comunique. Alterou os preços? Informe o motivo. Além disso, mostre a rotina do seu trabalho, pois isso vai passar segurança para quem está consumindo os seus produtos.

9:Realize um atendimento de qualidade

Por mais simples que pareça, um atendimento de qualidade é uma das poderosas dicas de marketing para você aplicar agora mesmo. Assim que uma pessoa chegar em seu estabelecimento físico ou rede social, tenha simpatia e educação. Busque solucionar os seus problemas, sem impor nada.

Isto é, você deve ser capaz de mostrar como o seu produto pode ser a solução para aquela pessoa. Mas faça tudo isso de forma natural e fluída. Um bom atendimento não é forçado. Cuidado com o desespero e não foque em vender. Procure ajudar o consumidor e a venda será apenas uma consequência.

10:Invista nos vídeos

Não adianta fugir da realidade: os vídeos estão em alta e você precisa se posicionar para fazer sucesso com o seu marketing. No entanto, essa ferramenta precisa ser utilizada com cuidado.

Faça vídeos curtos com conteúdo relevante para o seu público. Mapeie as suas postagens e veja o assunto que mais faz sucesso. Se quiser, pode pedir sugestões ao seu público também.

Com essas 10 dicas de marketing para você aplicar, o seu negócio será cada vez mais visto e o seu conteúdo será de qualidade. Se organize e coloque essas dicas em prática hoje mesmo.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.