O atendimento VIP é o grande diferencial de qualquer academia atualmente. Isso ocorre porque quando o cliente sente que foi bem atendido, as possibilidades dele decidir fazer a sua matrícula são bem maiores.
Além disso, quando a recepcionista aproveita o momento para vender um produto ou serviço, os lucros da empresa tendem a aumentar consideravelmente. Porém são poucas as empresas que reconhecem a importância do investimento nesta área do negócio.
O resultado?
Elas perdem a oportunidade de crescer e se destacar entre a concorrência.
Assim, para que isso não aconteça com você, ao longo deste post serão apresentadas algumas informações relevantes sobre esse tipo de atendimento na academia. Ao terminar a leitura, você saberá porque precisa investir nele.
Confira:
O que é atendimento VIP nas academias
O atendimento VIP de uma academia é avaliado de acordo com uma série de critérios. Para que uma empresa desse tipo possa ser considerada de alto padrão e apta para oferecer os melhores recursos para os seus clientes, ela precisa ter um nível de excelência nos seguintes aspectos:
● Capacidade de atender bem os alunos
● Uso de tecnologia para agilizar o atendimento
● Variedade de produtos e serviços de qualidade
● Boa infraestrutura
● Excelente gerenciamento das atividades
Assim, quanto mais atualizado e eficaz for o atendimento aos clientes, maiores são as chances do gestor obter benefícios financeiros com a academia. Para isso, os profissionais que compõem a equipe de recepção precisam ser constantemente capacitados.
Essa é a melhor maneira de assegurar que os clientes serão atendidos de maneira cordial, respeitosa e que terão todas as suas dúvidas e necessidades atendidas com prontitude e eficácia.
Por que um atendimento de qualidade é importante
Conforme citado acima, um atendimento VIP traz uma série de benefícios para a academia. Sobretudo quando a equipe de profissionais recebe a devida capacitação.
Quando isso acontece, o gestor pode obter benefícios significativos, cujos principais são:
Destaque da academia entre a concorrência
É inegável, a concorrência na área fitness é cada vez mais acirrada. Por isso, investir na melhoria da qualidade do atendimento é uma excelente opção para conseguir se diferenciar do mercado.
Afinal, nenhuma outra empresa poderá reproduzir o mesmo atendimento que você oferece aos seus clientes. Fortalecer esse diferencial, não só faz com que a sua academia se destaque entre as demais, mas também que você conquiste cada vez mais clientes e fidelize os que já possui.
É preciso ter em mente, que as pessoas gostam e valorizam um atendimento de qualidade. Pense bem, quantas vezes você já deixou de frequentar um determinado negócio devido ao péssimo atendimento que recebeu?
Conquista mais clientes
Sim! Conforme citado acima, um atendimento de qualidade na academia faz com que você conquiste novos clientes e ainda fidelize os mais antigos. Até as empresas que oferecem serviços de alto padrão perdem constantemente clientes devido ao péssimo atendimento que oferecem a eles.
Por isso, o ideal é que ao pensar no sucesso do seu negócio, você não foque apenas nos serviços que serão prestados, mas principalmente na qualidade do atendimento aos seus clientes.
É preciso que eles se sintam bem ao frequentar a academia, não só no momento de fazerem os treinos, mas principalmente ao entrarem no espaço e serem bem atendidos. Caso contrário, você perderá o cliente e ainda irá prejudicar a imagem da sua academia no mercado.
Aumenta as chances de fidelizar os clientes
Ter clientes que escolheram a sua academia dentre todas as demais e que ainda indicam os serviços oferecidos por ela a outras pessoas é o sonho da maioria dos gestores desse tipo de negócio. No entanto, são poucos aqueles que conseguem alcançar esse patamar de clientes. Por quê? É simples, eles não investem nos métodos corretos para fidelizar os clientes. Diferente do que muitas pessoas pensam, oferecer promoções e novos serviços não é suficiente para fazer com que a sua carteira de clientes seja fiel a sua academia.
Oferecer um atendimento VIP é uma excelente maneira de fidelizar os clientes, além de ter um custo bem menor do que a elaboração de promoções. Afinal, é por meio de um bom atendimento que os clientes irão se sentir mais à vontade na sua academia e indicá-la às demais pessoas.
Previne o surgimento de conflitos
É muito comum surgirem conflitos derivados de um atendimento ruim na academia, o que prejudica gravemente a imagem da empresa para os demais clientes e profissionais. Felizmente, isso pode ser resolvido com uma capacitação profissional nas recepções.
Consegue imaginar quantos problemas você iria conseguir evitar apenas oferecendo um melhor atendimento aos clientes? Esse é sem dúvida outro motivo que faz com que as academias invistam cada vez mais no atendimento nas recepções.
Esse é o primeiro contato que o seu cliente em potencial tem com a empresa, e ele precisa ser de alta qualidade para que você possa fechar mais uma venda e obter lucros significativos na academia.