Porque o funil de vendas não funciona?

Para entendermos melhor o porque o funil de vendas não funciona para você é importante primeiro entender o que ele é e para que ele serve. Portanto, vamos iniciar esse artigo explicando o que é o funil de vendas e seus objetivos principais.

Funil de vendas – o que é e como funciona

Ao longo dos anos o conceito de funil de vendas se tornou popular, representando assim, a maioria das empresas em seus processos de venda, porém é possível encontrar algum funil de vendas que não dá certo.

Dessa forma é bom rever os conceitos básicos do funil de vendas para entender o porquê o funil de vendas não funcionar com você.

Abaixo vamos entender melhor o que é o funil de vendas e como ele funciona de forma geral.

O funil de vendas é um planejamento organizado visando criar uma estratégia que demonstra o caminho que o cliente faz na empresa ao qual tem interesse por algum produto.

Esse caminho se inicia desde o primeiro contato em que esse cliente faz com a loja até que o mesmo feche negócios com a mesma.

A importância do funil se dá então, para que ao criarem um planejamento estratégico, os objetivos de vendas sejam bem direcionados em cada passo do processo, dessa forma aumentando as chances de vendas do produto em questão, que tanto pode ser bens como serviços, e posteriormente torne o fechamento do negócio um sucesso.

Essas etapas que se iniciam com o primeiro contato do cliente, seja visitando sua loja física ou presencial seja o primeiro contato de venda telefônico e afins, e termina com seus negócios fechados de forma satisfatórias para você e seu cliente, passando, inclusive, pela resolução de dúvida e problemas que podem surgir no caminho.

Agora que entendemos o que é um funil e qual o seu objetivo geral, vamos conhecer e compreender quais são suas etapas e então pensar sobre as possibilidades do que pode falhar de forma a levar um funil de vendas não funcionar.

Estrutura do funil de vendas

Abaixo vamos mostrar, resumidamente, qual a estrutura básica do funcionamento do funil de vendas e dessa forma, você pode compreender o porquê do funil de vendas não funcionar na sua empresa.

1 – Topo do Funil de Vendas: Atrair

Essa é a primeira etapa do funil de vendas, sendo provavelmente a mais importante do processo, que é justamente atrair o interesse do cliente para seu produto. Por isso, ao iniciar o contato, tenha em mãos as ferramentas necessárias que causarão uma excelente primeira impressão no cliente.

2 – Meio do Funil de Vendas: Converter

Essa etapa é justamente o momento em que você observa seu cliente para formar então seu perfil de comprador, e dessa forma fica mais fácil tornar o interesse inicial do cliente em algo mais sólido. Aqui é importante usar estratégias que farão o cliente em potencial, olhar pela segunda vez o produto e assim, te aproximar mais do cliente. E dessa forma, se o cliente apresentar um problema, você saberá apresentar uma solução para tal situação.

3 – Meio do Funil de Vendas: Relacionar

Essa etapa, também é muito importante para o processo de vendas, pois é aqui que o cliente, precisa ter a certeza de que é importante seu contato para a empresa, e sente-se parte do processo de venda como alguém especial.
Portanto, seja paciente e mostre todas as perspectivas que o cliente precisa para que ele tome uma decisão, onde a qualidade do produto e o profissionalismo do vendedor, não deixe dúvidas de que ele está no lugar certo.

4 – Fundo do Funil de Vendas – Vender

Essa etapa, é o momento do fechamento ou não do negócio, então esteja atento às informações trocadas, unindo-as à necessidade do cliente. Caso surja alguma situação-problema, negocie as possibilidades, faça propostas, tire as dúvidas que possam ter restado e mostre ao seu cliente que nesse negócio vocês são parceiros. E assim, possivelmente seu cliente terá todos os motivos para fechar negócios com sua empresa.

Motivos porque o funil de venda não funcionam

Algumas empresas não têm conseguido aplicar seus conceitos nos seus próprios processos e assim sem conseguir colocar em prática e obter sucesso em seu funil.

Necessariamente não significa que essa metodologia não se adéqua a sua empresa em si ou vice-versa e sim que algo tem tido motivo que nos leva a pensar no porquê o funil de venda não funciona na sua empresa.

Entre esses motivos podem estar alguns desses listados abaixo:

Falta de respeito às diferenças – Apesar das estratégias do funil serem gerais, seus clientes são únicos, portanto respeite as suas diferenças e pesquisa a respeito dos mesmos, para que assim vocês possam ter um processo mais adequado dentro da necessidade que de fato atenda ao cliente.

Processos mal estruturados – Os objetivos de venda de sua empresa precisam estar bem alinhados com toda sua equipe, pois a falta de identidade processual pode levar um vendedor a se perder facilmente em meio a um negócio e assim, não realizar o fechamento do negócio.

Captação de clientes mal organizadas – Antes de iniciar todo processo de comercialização do seu bem ou serviço, avalie seu cliente em potencial e veja se de fato o perfil dele se encaixa no seu negócio, para assim não haver gasto de energia e ferramentas em um cliente que não tem a qualificação necessária ai seu produto.

Relacionamentos cliente/empresa mal construídos – Não despreze o poder de relacionamento do processo existente dentro do funil, um relacionamento mal construído pode ser a ruína de um negócio com potencial de ser bem-sucedido.

Dados a respeito do cliente sem utilização – Ao pesquisar seu cliente, guarde bem todos os dados a respeito dele que possam ser utilizados em seu processo de relacionamento e venda de produto, um detalhe pode fazer toda diferença no fechamento de seu negócio.

Falta de comunicação – Esse com certeza é o mais importante, pois se torna um dos grandes motivos do porque o funil de vendas não funciona dentro de uma empresa. A comunicação entre empresa, vendedor e cliente precisa ser clara e eficaz para que tudo em torno desse processo dê certo e seja um negócio-bem sucedido

Sendo assim, reveja a sua estrutura, crie novas estratégias e concilie as informações para que o seu funil te direcione de forma adequada e assim você obtenha sucesso no processo de venda e fechamento de negócios.

Esperamos ter contribuído com esse artigo para que todas as dúvidas a respeito do porque o funil de vendas não funciona tenham sido sanadas.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.