Por que contratar uma consultoria de marketing e vendas?

Cada vez mais a internet tem feito parte do dia a dia das pessoas. Nesse contexto, divulgar seus produtos e serviços online com a ajuda de uma consultoria de marketing e vendas é uma atitude inteligente e que pode contribuir significativamente para o êxito nos negócios.
Uma boa consultoria de marketing e vendas será expert em estratégias digitais de divulgação. Ela expande a sua visibilidade em mecanismos de busca, especialmente no Google. Além disso, ajuda a alavancar as vendas e fidelizar a clientela.
O sucesso de uma empresa representa o sucesso da consultoria de marketing e vendas. Por isso, contar com uma equipe especializada para prestar suporte nessa área é uma maneira de manter a sua marca sempre no topo.
Quer saber mais a respeito? Então fique de olhos nas principais razões para contratar esse serviço. São 8 itens que precisam ser considerados com atenção.

1. Capacitação da equipe

Dentre os serviços que são prestados pela consultoria de marketing e vendas, está o treinamento dos colaboradores da empresa atendida. Ao mesmo tempo que os experts elaboram um projeto de conversão e fazem a análise de métricas, eles podem habilitar os funcionários para essas ou outras competências.
Caso a empresa esteja iniciando, o auxílio da consultoria permitirá adentrar com o pé direito no mercado, adotando as melhores práticas de marketing digital desde o princípio. E caso a empresa já tenha experiência no mercado, os consultores podem atualizar estratégias, aprimorar ações de publicidade e posicionar melhor a empresa frente à concorrência.

2. Aumento do ROI

O ROI – Return on Investment ou Retorno Sobre Investimentos – é um dos primeiros a ser otimizado com a consultoria de marketing e vendas. O planejamento estratégico de consultores é acompanhado em cada uma de suas fases para que possíveis falhas sejam corrigidas.
Esse cuidado aliado ao aumento de vendas permite um aumento significativo no ROI de qualquer empresa. Muitos relatam que ele pode subir às alturas!

3. Foco nos negócios

Designar uma equipe de colaboradores para atuar na área de marketing pode até parecer tentador e mais econômico em um primeiro momento. Todavia, o tiro pode sair pela culatra. Além do desvio de função, essa prática reduz a produtividade do grupo.
Quando uma consultoria de marketing e vendas é contratada, o foco dela será única e exclusivamente o seu sucesso. Os seus colaboradores ficam mais focados nas suas atividades principais, o que significa aumento de rendimentos e até mesmo redução de custos.

4. Estratégias sempre atualizadas

As tendências de mercado mudam com frequência, inclusive quando o assunto é marketing digital. Ao contratar uma consultoria de marketing e vendas, essa parceria permitirá que a sua empresa explore as melhores e mais atuais possibilidades de atração do público.
Outro aspecto muito relevante é referente aos termos e condições das plataformas e redes sociais. Eles estão cada dia mais rigorosos e contêm algumas “pegadinhas” em letras miúdas. A agência de consultoria tem domínio sobre esse tipo de documento e garante que a sua empresa não sofra consequências negativas por não cumprir algum requisito.

5. Compreensão das métricas

Estratégias de marketing de conteúdo e impulsionamento de publicações dão acesso a métricas que ajudam a mensurar resultados advindos de cada ação. Um olhar profissional sobre esses dados ajuda a usá-los a fim de maximizar os lucros e fazer ajustes quando for necessário.
Algo importante que a consultoria de marketing e vendas oferece também é a elaboração de relatórios que avaliam o impacto da própria consultoria nos resultados da empresa. Eles colaboram tanto com o seu balanço financeiro quanto com a tomada de decisões sobre a continuidade ou não desse acompanhamento.

6. Visão de negócios mais ampla

Querendo ou não, ter a visão e a opinião de alguém de fora da empresa é uma maneira de ampliar horizontes e perceber detalhes que usualmente passariam despercebidos. Esse olhar por um novo ângulo pode fazer toda a diferença na aprendizagem e amadurecimento profissional do empreendedor, dos gestores e dos colaboradores.
A consultoria de marketing e vendas costuma elencar quais são os pontos fracos e os pontos fortes de seu negócio. Observa até mesmo a concorrência e suas estratégias. Também sabe determinar com maior precisão o engajamento do público nas plataformas online e redes sociais, identificando os motivos que fazem com que negócios não sejam finalizados.
Em outras palavras, ele transforma observações, gráficos e números em informações palatáveis e mais compreensíveis. Tomar decisões com base nesse tipo de auxílio é muito mais seguro e propenso à assertividade, não é mesmo?

7. Melhor retorno sobre investimentos

Os consultores em marketing e vendas são especialistas que vestem a camisa da empresa, como já mencionamos anteriormente. Com isso, para manter o seu contrato, ele presta uma consultoria extremamente qualificada e com retorno financeiro garantido para o contratante.
Por essas e outras, a consultoria não pode ser vista como uma despesa. Ela é um investimento que potencializa o crescimento dos negócios e proporciona resultados visíveis no menor espaço de tempo possível. Nem se compara aos efeitos de gastos aleatórios e sem planejamento em qualquer mídia.

8. Ganho de autoridade

Por fim, um dos itens mais importantes que podemos obter com a ajuda de uma consultoria de marketing e vendas: o ganho de autoridade. Diversos aspectos contribuem para isso, em especial:

● O aumento de visibilidade nas redes sociais
● O melhor posicionamento nos resultados do Google
● O conhecimento profundo do seu público alvo e persona
● A melhoria do relacionamento com os clientes
● O direcionamento dos esforços para as melhores estratégias
● A noção mais exata das melhores ações e seus respectivos resultados
● A otimização do investimento de recursos em publicidade
● O aumento do tempo disponível para a empresa ficar mais focada no seu core business

Depois dessas 8 razões sobre a importância de contratar uma consultoria de marketing e vendas, é bastante provável que você esteja interessado(a) em receber uma proposta, certo?

Conte com a credibilidade da nossa agência e entre em contato com a nossa equipe. Nós teremos projetos vantajosos para oferecer a você!
Até mais!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.