Negociar é uma arte e para desenvolver bem essa habilidade, você precisa contar com as melhores técnicas de negociação do mercado. Com o crescimento do marketing de vendas, surgiram muitas técnicas que auxiliam o negociador no processo de venda.
No entanto, de nada servirá o conhecimento de ferramentas de negociação se você não sabe como utilizá-las. É por isso que hoje decidimos não só te apresentar as técnicas mais usadas no mercado de vendas, como também te ensinar a usá-las. Continue a leitura do texto para saber mais.
Conheça as melhores técnicas de negociação
Antes de apresentarmos as melhores técnicas para negociar com sucesso devemos salientar que elas são muitas e, por isso, não é possível listar todas aqui. Além disso, com experiência e habilidade você mesmo pode criar sua própria técnica.
Aqui selecionamos as melhores para te ajudar na arte da negociação. Alguns que aqui estão poucos conhecem e fazem total diferença no resultado.
Dito isso, vamos às técnicas!
1.Conheça a fundo todos os produtos e serviços
Se você já entrou em uma loja e sentiu que o vendedor não sabia muito bem sobre o produto do seu interesse, sabe bem a sensação de desconfiança e insegurança que é. Para evitar essa percepção no seu cliente é fundamental que você conheça a fundo os produtos ou serviços de seu negócio.
A credibilidade virá a partir do seu conhecimento sobre todas as áreas do seu próprio negócio. O cliente sentirá que pode confiar em você para tirar todas as dúvidas. Diante disso, o fechamento do negócio se tornará mais rápido e, consequentemente, o ganho de lucro também.
Além disso, não esqueça de se atualizar sobre o serviço que você está oferecendo. A tecnologia evolui rapidamente e, por vezes, o cliente tem um profundo conhecimento do produto que ele está procurando. Não se esqueça que conhecimento é poder!
2.Faça uso dos gatilhos mentais
hos mentais são métodos de comunicação que envolvem o lado emocional do ouvinte com o intuito de induzi-lo a uma determinada ação. No marketing, esses métodos objetivam levar o cliente à compra do produto, que é a ação final.
Dentre os gatilhos mentais mais utilizados estão o da escassez, urgência, autoridade, prova social, reciprocidade e dor x prazer. Existem muitos outros que precisam de estudo para saber utilizá-los.
No gatilho mental da escassez, por exemplo, você irá gerar a sensação de perda no seu cliente através de poucos produtos no estoque ou a sensação de que ele não encontrará serviço melhor que o seu. Para usar essa técnica, as informações precisam ser reais e o foco é aumentar a importância do negócio.
Por isso, estude todos os gatilhos mentais e utilize-os com sabedoria. Como dica, comece pelos gatilhos mais simples, como o da escassez, urgência, autoridade e dor x prazer. Aos poucos, use os mais complexos.
3.Seja transparente no atendimento e autoconfiante
Por mais simples que possa parecer, a transparência e autoconfiança estão entre as melhores técnicas de negociação e você precisa saber como utilizá-las.
Durante o atendimento, você precisa ser franco com o seu cliente e passar todas as informações sobre o seu serviço. Não queira vender o produto à força, muito menos forneça informações que não existam.
Se você perceber que o seu produto não atende as demandas do consumidor, então não insista. Porém, não se sinta inseguro. Você conhece o seu produto e sabe muito bem o que ele é capaz de fazer. Essa autoconfiança deixará o cliente seguro para adquirir outros serviços com você.
4.Estabeleça um rapport
Rapport é o termo utilizado para indicar o estabelecimento de um vínculo entre duas pessoas. Nos atendimentos psicológicos, esse vínculo é fundamental para que o paciente se sinta confortável e seguro para contar os seus problemas.
No marketing de vendas, o rapport abre caminhos para levar o cliente à compra. Para que esse vínculo ocorra é necessário que você tome algumas atitudes importantes, como:
- Escute o seu cliente e entenda suas necessidades;
- Seja simpático e educado;
- Não julgue e nem culpe;
- Tenha uma atitude acolhedora.
5.Desenvolva o seu feeling
Algumas pessoas não conhecem o feeling e, por consequência, não colocam esse método na lista das melhores técnicas de negociação.
De modo geral, o feeling consiste na percepção do empreendedor sobre o andamento do processo de negociação. Através das respostas do cliente ele consegue perceber se terá bom êxito ou não.
Mas esse método não é um pressentimento do nível espiritual ou algo do tipo, mas sim uma habilidade que é desenvolvida com a experiência. Portanto, tenha paciência para adquirir essa técnica.
O ponto chave do feeling é com ele, você consegue mudar o resultado do processo. Se perceber uma insatisfação do cliente, você pode mudar os seus argumentos e até mesmo utilizar outros tipos de gatilhos mentais para induzi-lo à aquisição do serviço.
6.Se importe com o seu cliente
Um dos erros mais comuns que todo negociador comete no processo de venda é focar somente no lucro. É claro que ganhar dinheiro é o objetivo de todos, mas entenda que o lucro é uma consequência e não o foco.
Quando você se importa com o seu cliente, deseja atender suas demandas e necessidades e oferece um bom atendimento, automaticamente o consumidor confia no seu trabalho e a compra se torna uma consequência de todo esse processo. Além disso, você garante o processo de fidelização.
Sendo assim, tenha consideração pela pessoa que está diante de você. Ouça suas necessidades e expectativas acerca do seu serviço. Veja como você pode ser uma solução para o seu cliente.