Não Consigo Treinar Minha Equipe, e Agora?

A crise econômica, a baixa nos lucros e a competitividade acirrada têm feito diversos gestores focarem no time de vendas. Isso é compreensível, embora a equipe como um todo deva ser bem treinada e preparada para conquistar os consumidores.

O problema é que muitas dúvidas rondam essa tarefa. Quando e como realizar treinamentos corporativos? Será que uma consultoria é necessária? Quanto custa para treinar minha equipe? Qual a diferença entre coaching, mentoria e consultoria?

Bem, ao longo deste artigo vamos abordar os principais aspectos acerca disso. Você vai conhecer alguns conceitos básicos e dicas de como treinar a equipe rumo a uma trajetória bem sucedida. Acompanhe!

Importância da capacitação dos colaboradores

Capacitar a equipe de colaboradores regularmente é um investimento com excelente retorno. A empresa ganha, inclusive, pontos à frente da concorrência. Afinal de contas, saber atender o cliente e agir com eficiência nas mais diversas atividades da companhia aumenta a credibilidade no mercado.
Além do mais, não podemos nos mover somente pelos números. A qualidade também deve ser uma propulsora de melhores resultados. Caso contrário, a própria equipe fica desmotivada e pouco a pouco os problemas viram uma bola de neve.
Em contrapartida, quando você consegue treinar a equipe, a produtividade aumenta bem como a harmonia entre os diferentes setores. Todos se beneficiam com isso e é reduzida a rotatividade de funcionários, que ficam mais satisfeitos e entusiasmados.

Como fazer para treinar a equipe

Alguns empreendedores costumam designar seus líderes de equipes para fazer treinamentos. Em outros casos, o proprietário assume a responsabilidade. Porém, em ambas as situações, sem o embasamento teórico necessário e sem a técnica correta, o tiro pode sair pela culatra.
Nem sempre a experiência é a única determinante para que o treinamento da equipe seja eficaz. Na verdade, a premissa de que “santo de casa não faz milagre” se aplica bem nesse contexto. Receber um consultor externo é sempre mais recomendável, pois ele consegue visualizar a equipe por outra perspectiva.
Quando o gestor se dá por conta disso, as chances de aumento de performance aumentam muito. Porém, qual tipo de treino deve ser oferecido aos colaboradores? Coaching, mentoria, consultoria?

Vamos diferenciar os conceitos para que você identifique qual é a sua demanda.

1. Coaching

A palavra coaching vem do inglês e quer dizer algo como ‘treinamento’. O objetivo desse tipo de trabalho com a equipe é aumentar a performance propriamente dita. São aplicadas ferramentas e metodologias para que os participantes se conheçam melhor e direcionem seus esforços para alcançar os objetivos individuais e do grupo.
Quem participa da atividade é chamado coachee. Quem ministra o treino é chamado coach.
Ultimamente, o procedimento se popularizou. No entanto, é preciso muito cuidado para contratar um coach realmente capaz e não apenas alguém que dá conselhos aleatórios.
A ideia é estimular o desenvolvimento da empresa e superar limitações, algo que somente um profissional no assunto é capaz de conduzir. Prefira sempre contratar empresas parceiras que tenham credibilidade nesse segmento.

Principais características do coaching:

● É baseado no diálogo para obter melhoria no desempenho da equipe
● Tem foco no alcance de metas pessoais e coletivas
● Não diz o que fazer, mas promove reflexões importantes
● Objetiva a evolução contínua a partir do autoconhecimento de toda a equipe
● Pode ser feito em workshops pontuais ou em projetos a longo prazo

2. Consultoria

Ouvimos falar muito a respeito da consultoria para empresas, mas o que ela significa na prática? Bem, esse é um processo que o consultor executa, como o próprio nome já diz. A atividade consiste em uma análise direcionada de determinada situação que impacta do todo.
Uma vez feito o diagnóstico do problema, o consultor apresenta possíveis soluções. Os projetos de consultoria costumam trazer resultados excelentes, desde que as propostas sejam implementadas com afinco.
Empresas com problemas internos, tais como falta de comunicação e de harmonia entre os setores, costumam relatar que o clima organizacional se transforma com uma boa consultoria. Sem dúvida, esse é um bom caminho.

Principais características da consultoria:

● É baseada no diagnóstico de problemas
● Tem foco na correção dessa situação
● O consultor apresenta propostas do que pode ser feito
● Objetiva a avaliação e desenvolvimento de um setor específico
● É realizado em reuniões mais intimistas

3. Mentoria

Mentoring ou mentoria é um processo de orientação executado por um mentor capacitado e experiente na administração de empresas. Ele compartilha seus conhecimentos para estimular o desenvolvimento dos líderes e gestores ou de um profissional específico.
Em outros termos, podemos considerá-lo um tutor. Sendo assim, é o mais indicado para empresários jovens, inseguros e que precisam de alguém com mais expertise na área para aconselhá-lo em suas decisões do dia a dia corporativo.

Principais características da mentoria:

● É baseada no acompanhamento e aconselhamento
● Tem foco no aperfeiçoamento pessoal de um profissional
● São entregues conhecimentos e experiências
● Objetiva ajudar a lidar com situações e problemas que o mentor já teve e conhece bem
● É realizado com encontros pontuais ou continuamente

Considerações finais

Agora que você conhece os principais processos para treinar a equipe e os líderes da empresa, pode determinar com mais precisão qual é o serviço que você realmente precisa. Optar por coaching, consultorias e mentorias é o mais indicado para quem quer investir na equipe e na empresa em termos qualitativos e não apenas quantitativos.
Conhecendo a sua demanda, fica muito mais fácil de escolher a metodologia correta que deve ser empregada. Em algumas situações, os processos podem ser concomitantes, com coaching para a equipe e consultorias ou mentorias para as lideranças.
Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, é viável realizar esse treinamento corporativo sem que seja afetada a rotina de trabalho. Basta ter planejamento e contar com profissionais experientes para organizar, ministrar e avaliar o processo.
Há, inclusive, a possibilidade de investir em treinos à distância para a equipe. Assim, os colaboradores e gestores podem se dedicar no momento que for mais conveniente.

E então, gostou das dicas de hoje? Ficou alguma dúvida que não foi esclarecida? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.