Descubra qual seu arquétipo e como ele influencia no seu comportamento

Arquétipo é um termo cunhado pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço, Carl Gustav Jung, no ano de 1919, que basicamente descreve um conjunto de modelos, desenvolvidos no inconsciente das pessoas, acerca do comportamento dos indivíduos.

Ou seja, é a primeira impressão que temos ao conhecer alguém. Impressão esta que é compartilhada universalmente, pois carrega certos aspectos semelhantes, independentemente do local, cidade, estado ou país.

Por exemplo, quando se fala que alguém é uma pessoa guerreira, logo vem à mente a imagem de alguém forte, destemido, que não foge da luta. Sendo assim, o termo guerreiro é o arquétipo desta pessoa.

Arquétipos podem representar a mensagem que você ou sua marca pretendem passar. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça os 12 principais arquétipos propostos por Jung

Abaixo estão 12 arquétipos principais propostos por Jung. Leia todos com atenção e descubra qual é o seu!

1.Criador

O criador é a pessoa de realizações, é aquela que imagina milhões de coisas e acredita piamente que é capaz de realizar todas elas. O arquétipo de criador tem a criação como combustível e teme ser mais um em meio às pessoas.

Sendo também chamado de sonhador, artista, músico, inovador, escritor e inventor, pessoas desse arquétipo desejam criar algo que agregue valor à humanidade.

Dentre suas qualidades estão a imaginação e a criatividade. Como limitações se encontram o excesso de perfeccionismo.

2.Governante

Como o próprio nome sugere, pessoas do arquétipo governante tem paixão por liderar e governar. Não suportam perder o controle sobre qualquer situação, sendo muito conhecidos como líder, político, chefe, gerente, entre outras funções de liderança.

Tem a responsabilidade e liderança como pontos fortes, mas o excesso de autoritarismo faz com que ele fique limitando, apresentando grande dificuldade de distribuir tarefas.

3.Cuidador

O cuidador é muito conhecido como pai, apoiador, altruísta, ajudante e até mesmo santo. Isso porque, ele é aquela pessoa que ama ajudar o próximo e está sempre zelando pelo bem de todos. Detesta egoísmo e ingratidão, fazendo de tudo para eliminar esse tipo de situação à sua volta.

As grandes qualidades do cuidador são a compaixão e a generosidade. No entanto, ele sofre um grande risco de outras pessoas o explorarem pela sua benevolência.

4.Indivíduo comum

O arquétipo de indivíduo comum é caracterizado como sendo “o amigo da galera”, aquele que se dá bem com todo mundo. No entanto, ele só é “bonzinho” assim por puro medo de ser deixado de lado.

O indivíduo comum não suporta ser diferente e está sempre dando um jeito de pertencer a grupos. Por esse motivo, ele tem a empatia como seu ponto forte, além de ter uma ótima percepção de realidade. Por outro lado, tende a se envolver em relações superficiais para se encaixar.

5.Amante

Para o amante, as relações humanas devem se basear na experiência mútua e na intimidade. Ele está sempre cuidando de sua aparência física e de suas emoções para se tornar uma pessoa cada vez mais atraente. Seu maior medo é ficar sozinho, sem ter ninguém para amar e ser amado.

Por essas características, o amante é conhecido como amigo, formador de equipes e parceiros. Tem a gratidão, a paixão e o compromisso como pontos fortes. Mas corre o risco de passar por cima de seus desejos só para agradar o outro.

6.Tolo

Por mais que pareça um termo pejorativo, a pessoa com arquétipo tolo é assim definida porque ama viver intensamente. Para ela, cada segundo vale ouro e não suporta a ideia de viver uma vida monótona. Por isso, busca o prazer em todas as suas tarefas.

Pessoas assim são muito conhecidas por serem brincalhonas e comediantes, mas podem perder tempo com coisas insignificantes.

7.Herói

Como é de se imaginar, o arquétipo herói objetiva demonstrar atitudes corajosas. Teme a vulnerabilidade, sendo conhecido como salvador, guerreiro, vencedor e soldado.

Seus pontos fortes são a competência e a coragem, mas tem a arrogância como sua grande limitação.

8.Rebelde

Inconformado e revolucionário, este é o arquétipo rebelde. É capaz de infringir regras para lutar pelo que acredita. Por isso, alguns o chamam de selvagem, desajustado ou revolucionário.

A busca por liberdade é o seu ponto forte, mas o perigo é a sua limitação.

9.Mágico

Longe de misticismos como o nome pode sugerir, o indivíduo de arquétipo mágico sente apenas a necessidade de entender o universo através da religião e ciência. Ele quer encontrar respostas e, por isso, pode ser considerado um visionário ou inventor.

A capacidade de encontrar ótimas soluções é o seu ponto forte. Mas pode ter a tendência de manipular os outros por causa de seu enorme conhecimento.

10.Inocente

Sendo conhecido também como romântico, ingênuo, sonhador ou até mesmo utópico, o indivíduo de arquétipo inocente acredita que todos podem ser o que quiserem. Deseja fortemente um mundo melhor, procurando não errar para não ser castigado.

Como pontes fortes estão a fé e o otimismo, mas a sua grande ingenuidade pode incomodar os outros.

11.Explorador

Seu lema é a liberdade. Está sempre em busca de coisas novas, procurando explorar tudo à sua volta, incluindo a si próprio. Adora se conhecer. Porém, ele é chamado de individualista e andarilho.

O explorador se baseia em sua própria verdade, o que é um ponto forte para ele. Mas tem uma limitação: Pode viver sem ter um propósito definido.

12.Sábio

O arquétipo de sábio teme viver na ignorância. Ele usa sua inteligência para buscar conhecimento e refletir sobre si e sobre os outros. É também chamado de pensador, estudioso, professor, especialista e mentor.

É de se esperar que a sabedoria e a inteligência sejam seus pontos fortes. Mas seu imenso desejo pelo estudo pode levá-lo a se distanciar da prática.

Influência dos arquétipos no comportamento humano

Os arquétipos têm a capacidade de influenciar o comportamento humano à medida que o indivíduo se conhece e passa a utilizar os pontos fortes a seu favor.

Por outro lado, identificando seus pontos fracos, você tem a chance de entender o porquê não consegue desenvolver certa habilidade ou conquistar algo, podendo trabalhar para driblar essas limitações.

Além disso, os arquétipos influenciam as relações humanas, pois logo se tende associar a personalidade da pessoa a certa imagem, facilitando a interação entre ambos.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.