Checklist do Instagram

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais mais visualizadas pelos internautas aqui no Brasil?

Sabia também que ele está no topo das redes sociais com mais comprometimentos em causas, sejam elas pessoais, de prestação de serviços ou comerciais.

Sendo assim, investir no Instagram pode ser a porta de entrada para seu objetivo se tornar um sucesso.

No entanto, não dá para ser de qualquer jeito, é preciso saber como fazer para não só atrair público, mas também dar uma impressão que o torne assíduo e permanente.

Mas o que é preciso fazer para que você alcance o olhar de seu público-alvo e alcance as visualizações e envolvimento que espera?

 

É o que vamos ver no decorrer desse artigo.

 

I – Crie uma conta comercial

Transforme sua conta pessoal em uma conta comercial, assim você pode utilizar-se melhor das ferramentas da plataforma para esse fim.

No perfil comercial você tem acesso às ferramentas que cooperam muito com seus objetivos, podemos abaixo citar alguns deles:

 

● Análise de desempenho do perfil; ● Retorno a respeito do público que acessa seu perfil, vêm suas publicações e que te seguem; ● Desempenho e alcance de suas publicações; ● Links criados nos Stories; ● Prováveis impulsionamentos das postagens.

 

Essas são algumas das vantagens que a conta comercial traz a você e que te ajudam a alcançar resultados melhores em seu perfil.

 

Incorpore à sua conta de Instagram à sua conta de Facebook

 

Instagram e Facebook são as contas mais usadas nas redes sociais e por isso o alcance delas também é maior. Nem sempre quem é usuário do Instagram é do Facebook, mas o contrário também pode ocorrer, apesar de ser mais raro atualmente.

Então, ao integrar as duas contas você alcança os seus clientes em potencial nas duas redes sociais, em visibilidades e aproveitando melhor as oportunidades.

O ideal é que essa conta no Facebook também seja comercial, otimizando os campos de acordo com seu objetivo profissional, se tornando presente nas buscas feitas na rede.

 

II – Personalizando seu perfil no Instagram

 

O seu perfil é muito importante nesse processo. O seu perfil tem que dizer quem você é e sobre o que se trata seu conteúdo. Veremos então, quais as opções dentro da edição de perfil, que tornará seu perfil mais atraente para seu público. Nesse caso vamos para a lista de como você deve personalizar seu perfil.

 

Nome de usuário – É aqui que você pode colocar o nome da sua empresa, da sua loja ou seu nome comercial. Algo que seja curto, fácil de ser gravado e que de cara associe o nome ao produto ofertado, isto é, o seu ramo de negócios.

Seu nome de usuário precisa ser muito bem pensado, afinal ele será a forma pela qual você será encontrado e precisa estar linkado com o conteúdo que você produzirá, seja vendas ou digital.

 

Foto de perfil – Aqui precisamos estar atentos a um detalhe: se você fez sua conta como comercial, é importante que a foto seja a logo da sua empresa ou uma foto que tenha a ver com seu negócio a ser publicado.

A logo deve ser clara e objetiva, de forma que ao olhar o cliente a identifique com facilidade. Uma logo com muitas informações, suja a imagem e pode levar o cliente a se desinteressar pelo produto.

Se seu perfil, apesar de comercial, for mais sobre pequenos trabalhos ou serviços ou até mesmo de criador de conteúdo, e usa sua foto pessoal para o perfil, então seja cuidadoso com a apresentação dessa foto, como fotos onde o seu rosto esteja bem focado.

 

Bio – É na bio que você se apresenta para seu público-alvo, portanto deve ser uma bio objetiva, sem muito aprofundamento, mas que contenha algumas informações importantes, tais como:

● Qual o seu negócio; ● Serviço prestado e onde atua; ● Forma de contato; ● Link de acesso ao seu site de negócios (se for o caso).

 

Destaques – Aqui você pode deixar os stories, que normalmente sumiram em 24hs, mas que você considere relevante para que seus clientes os acessem com facilidade.

Personalize seus destaques, deixando-os mais agradáveis e profissionais, crie capas, imprimindo a personalidade da sua empresa ou a sua própria.

Detalhes podem fazer muita diferença na apresentação desses destaques, como a cor da sua logo ou do site, por exemplo, algo do tipo que faça associações e fique gravado na mente do cliente.

Outro detalhe que faz diferença e direciona bem os clientes em questão são as capas serem de acordo com o assunto abordado.

 

Conteúdo – Seu conteúdo precisa estar associado ao seu perfil, isto é, não poste coisas aleatórias, que nada tem a ver com o que você propõe no seu perfil.

Seja relevante, tenha conteúdos bem qualificados, use hastag, essas ações prenderão a atenção do seu público e farão com que outros possíveis clientes ou seguidores que não fazem parte de sua lista vejam seus posts, atraindo-os ao seu perfil.

Ao usar hastag, evite as que já são muito comuns, procure por outras menos usadas, mas que tenham a ver com seu conteúdo de publicação.

Ainda a respeito das hastag, dê preferência às que estão em português, se o seu público é do Brasil, salvo se sua postagem tiver associação à língua estrangeira.

Tire fotos de qualidade dos seus produtos, se esse for o caso, coloque descrições claras e objetivas para a fácil compreensão de seu consumidor. Parece óbvio, mas uma boa foto e discrição fazem toda diferença na hora da venda.

 

Stories – Você sabia que às vezes o stories é mais visto que a própria publicação no feed do Instagram? Use e abuse dessa ferramenta! Faça enquetes, perguntas,

 

Vídeos – Esses fazem sucesso! Crie conteúdos em vídeos curtos, mas com qualidade, dinâmicos e didáticos. Não fuja dos temas propostos. Esses são formas de apresentação de conteúdo que as pessoas gostam de consumir. Lembre-se de que seu público também pode ser diverso e que precisam de ferramentas que tornem esse vídeo acessível, se possível seja inclusivo, a internet está nas mãos de todos, então inclua sempre que for possível.

 

Comunique-se com seu público – Quanto mais você se envolve com seu público, mais conhecido se torna o seu perfil. Além da interação entre vocês tornar seu perfil visto, os motiva também, pois eles desejam te conhecer, acompanhar o cotidiano e os bastidores do que acontece e consequentemente, mais curtidas você ganha.

 

Análise – Como saber qual a proporção de alcance que seu Insta está tendo? O aplicativo fornece essa ferramenta para você. Na sua conta, acesse o Instagram Insigths ou Instagram Informações, dessa forma:

 

● Acesse seu perfil; ● Menu principal; ● Informações. ● E você terá acesso a todas as informações precisas necessárias.

 

É nessa ferramenta que você tem um retorno sobre quantidade de conteúdos publicados, interações realizadas, quantidade de visitas feitas em seu perfil, que te dão uma ideia de quais assuntos mais chamaram a atenção de seu público, os ajustes que serão necessários, entre outros.

 

Esperamos que com essas dicas você alcance um sucesso ainda maior através de seu perfil.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.