Um mês muito esperado por gestores, porém temido pelos cliente, sabe por quê?
Pelo simples motivo de que a credibilidade dessa data foi por água abaixo… quem nunca viu preços que aumentam um pouco antes da black friday para o clássico: “a metade do dobro” e no mercado fitness, não é diferente! As pessoas querem de fato ter vantagens nessa data e você precisa garantir que a sua OFERTA (seja ela redução de preço ou outra) seja de fato especial e diferenciada para quem está decidindo se é o momento ou não de escolher uma academia.
Para que você de fato tente facilitar a compra do seu cliente nessa black friday, aqui vão algumas dicas:
1. Faça uma campanha antes mesmo da Black Friday: Já comece o “esquenta” da Black Friday através de condições antecipadas, já é uma prática bastante utilizada a Black November, na qual durante todo o mês a condição especial é praticada, sem deixar apenas para a última sexta-feira do mês;
2. Faça lista de interessados na Black Friday: Se você não pretende antecipar a condição da Black Friday, uma boa estratégia é criar uma lista VIP, pedir para que pessoas interessadas em comprar seu produto com a condição especial se cadastre. Assim, você já consegue criar um fluxo de contato até o grande dia da revelação da OFERTA;
3. Faça benchmark: Entenda quais estratégias as empresas que vendem muito no Black Friday e que você enxerga como referência nessa data utilizam, observe, estude e adapte as melhores práticas para o seu negócio;
4. Faça sua estratégia digital: Faça um planejamento estratégico digital, utilize os recursos de anúncios, redes sociais, interação online com seu possível cliente. Não adianta nos 15 do segundo tempo, querer ter um resultado surpreendente.. lembre que o tempo que dedicar ao planejamento de ações, é o tempo que vai trazer consistência para seu resultado e tirar a equipe do desespero do fechamento do final do mês.
5. Alinhe a equipe:“As coisas tem a importância que damos à ela”, ou seja, se você der pouca importância para essa data, sua equipe fará o mesmo, agora se você mostrar energia, foco, determinação, combinar as ações que serão executadas e principalmente, explicar o quanto um bom resultado vai impactar positivamente na empresa. Ter uma equipe alinhada e treinada é quase que garantia de sucesso! Quem sabe uma premiação maior para sua equipe nessa época não seja uma prática bem legal!
6. Ofereça de fato algo valioso para seu futuro cliente: Não esqueça da premissa, que a Black Friday PRE-CI-SA ser vantajosa para quem quer comprar seu produto ou serviço, é uma oportunidade! E de fato precisa ser, estude como pode trabalhar com bons descontos, ou como agregar serviços que brilhem aos olhos dos seus prospects.
7. Não esqueça dos seus clientes: “Só tem promoção pra quem não é cliente”, quem nunca ouviu isso, não é mesmo? Pense em ações com seus atuais clientes, seja algum presente ou até uma oportunidade de upsell, quem sabe você não cria um novo produto ou serviço que seu cliente esteja buscando!
8. Avalie todos os dias: Seja um dia perdido, ou uma hora sem resultado, pode ser o que vai arruinar sua Black Friday. Mantenha a energia com sua equipe alta o tempo todo e com envio do resultado a cada hora, ou em dois períodos, logo de manhã e no final da noite, assim todos acompanham o resultado e a cada dia com baixo resultado, o friozinho na barriga aumenta, mostrando a responsabilidade e tirando da zona de conforto.
Muito sucesso para nós!