7 sinais que você não deve ignorar na sua equipe de vendas

Você sabe reconhecer os sinais de que sua equipe de vendas não está bem? Muitas pessoas estão se preocupando com a saúde de sua equipe comercial.
Sabemos que uma equipe de vendedores bem alinhada tende a ser viva e muito pulsante, e se isso não acontece há algo acontecendo.
É possível sentirmos o nível de energia das equipes em reuniões ou mesmo na hora de analisar os relatórios de vendas.
Quando a equipe de vendas é saudável, ela pulsa, ataca e traz resultados extremamente positivos na grande maioria das vezes.
Porém, muitas empresas estão andando no “automático” você vê vendedores robóticos, que realmente não ligam para o que os clientes desejam ou quais são as necessidades dos possíveis clientes.
É bem comum entrarmos em uma loja e os atendentes simplesmente ignorarem, e isso faz com que percam vendas, isso porque muitas vezes quando a pessoa entra em determinada loja é porque deseja adquirir algo de lá.
Cabe aos vendedores a abordagem, análise e as possibilidades de conseguir os produtos juntamente com os clientes.
É comum também existirem vendedores tão bons que as pessoas fazem questão de entrar nas lojas já buscando por esses vendedores.
Porém, quando nada acontece, há algum problema dentro da equipe de vendas, e é justamente sobre isso que falaremos no post de hoje, continue a leitura e se surpreenda.

Que sinais a equipe de vendas apresenta e que não podem ser ignorados?

Como dito anteriormente a equipe de vendas tem que ser a alegria do estabelecimento, as pessoas precisam querer ganhar dinheiro, somente assim conseguem alcançar outras pessoas e objetivos.
Vamos conferir abaixo alguns sinais que não devem ser ignorados de forma alguma pelos gestores de equipes, veja mais:

  • As reuniões sempre atrasam e os vendedores estão completamente sem energia.
  • A equipe está apática;
  • Os resultados de vendas estão despencando;
  • Há muitas disputas e brigas internamente;
  • A tensão e a pressão são latentes e exageradas;
  • Não há troca de experiência;
  • Os vendedores desrespeitam as regras claramente;

Esses são problemas que acontecem em vários locais e empresas, porém, há maneiras de contornar essas situações.

Por que a equipe de vendas não está tendo sucesso?

Veja que as reuniões normalmente começam atrasadas porque grande parte das pessoas simplesmente não chega no horário correto.
Em alguns casos, os vendedores simplesmente não se importam com as reuniões e não raramente reclamam que é um desperdício de tempo.
O que acontece é que o líder não consegue engajar o povo e menos ainda motivar sua equipe.
A ideia é que usar a autoridade, coibir atitudes que os vendedores possuem por birras, e abrir espaço para a equipe propor melhorias.
Muitas vezes as reuniões se tornam maçantes porque somente o gerente fala, e o que acontece é que a equipe fica completamente apática.
A ideia é deixar com que os vendedores falem o que pensam, deem sugestões ou mesmo sugiram ideias novas para conseguir reverter esse quadro.
Lembrando que os conflitos precisam ser resolvidos da forma mais pacífica possível, contudo, é importante que os gestores se imponham para que as pessoas não desrespeitem outras.
Muitos vendedores simplesmente aceitaram seus resultados de vendas caindo gradativamente, mesmo sem que nada tenha ocorrido no mercado.
Vários deles aceitam e agem como se nada estivesse ocorrendo, alguns apenas se incomodam quando percebem que as comissões estão caindo.
Não colocar metas abusivas pode ser um bom começo, isso porque quando a equipe percebe que é impossível bater tais metas, simplesmente vai trabalhar apenas salário.
Muitas vezes a equipe de vendas está rachada, há vários grupos de interesse, muitos rivais acabam se formando.
O fato é que isso prejudica totalmente o trabalho e mesmo o espírito de equipe, não raramente ocorrem mais atritos, acusações, discussões entre os vendedores.
O papel do gestor é mostrar para sua equipe que o interesse ali é que todos ganhem e com essas rachaduras os resultados tendem apenas a despencar.
A educação acabou principalmente quando a equipe não se cumprimenta, não agradece ou mesmo faz a sua parte.
O ambiente acaba sendo só de cobrança e muita pressão, logo a energia é de tensão pesada mesmo. Nesse caso os gestores precisam entender porque está ocorrendo esse tipo de coisa em sua equipe, chamar um por um e tentar compreender a origem do problema é essencial.
Além do mais, quando os vendedores não pedem ajuda ao líder e nem aos colegas, é bem provável que ninguém saiba o que o outro está fazendo. Além de que não há troca de experiência ou mesmo aprendizado.

Aqueles vendedores que não respeitam as regras da empresa ou mesmo desobedecem aos líderes, algumas vezes será preciso fazer o corte desse pessoal.
Dentro das empresas pessoas conseguem envenenar outras, e na maioria dos casos tirando a pessoa responsável por isso, tudo volta ao normal.

Entenda as causas dos problemas na equipe de vendas

Veja bem, estes problemas não surgem do nada, na realidade, todos eles possuem uma raiz. Entre as causas mais comuns incluem:

O gestor principal perdeu a “mão” de liderança e da equipe.
O líder não estava completamente preparado para o cargo, e esse fato ocorre com bastante frequência nas empresas;
Pode ser que tenha um vendedor problemático que esteja trabalhando e envenenando o ambiente, e isso é bem comum.
Os diretores da empresa muitas vezes colocam metas abusivas e impossíveis de serem atingidas.
Muitas vezes o motivo é a falta de foco e o excesso de desorganização.
Há falhas na comunicação.

Lembrando que esses são os fatores e causas mais comuns capazes de desestabilizar uma equipe de vendas.
O lado positivo é que essas causas possuem solução, no entanto, não serão resolvidas sozinhas, será preciso ter ajuda.
Muitas vezes é essencial que os gestores reassumam o controle da equipe e principalmente consigam melhorar os resultados.
Não seja aquele líder que escolhe continuar com dificuldades em sua equipe, não deixe as coisas para depois.

Comece a buscar ajudar, se informe, se atualize e comece hoje mesmo a mudar o foco de sua equipe de vendas. Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos e fique por dentro de novos conteúdos diariamente”

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.