10 segredos que nunca te contaram sobre prospecção de clientes

Fazer a prospecção de clientes é um importante passo para que seu produto, marca ou prestação de serviços,cheguem até aos seus públicos alvos.

Afinal, quando sabemos para quem vender, torna-se mais fácil do que simplesmente ficar batendo cabeça, tentando acertar e ter o produto aceito.

Portanto, quando falamos sobre encontrar os clientes mais adequados para a venda do produto, estamos falando sobre prospectar, o que quando bem feito, pode ser a garantia de uma venda bem sucedida.

Para que isso dê certo é necessário que a equipe de venda seja bem unida, tenha uma comunicação fluida e seja muito bem organizada, em um plano de ação de prospecção bem elaborado.

Ao fazer desta forma, as chances de perda de tempo, investimento e negócios são minimizadas através de um processo bem organizado, com metas diárias que não podem deixar de serem cumpridas.

Entre essa rotina bem organizada, não deixe de fazer a divulgação de sua marca, pois quanto mais conhecida, mais facilmente seu nome será lembrado e seu produto pesquisado.

Sendo assim, vamos conhecer alguns segredos que farão sua prospecção de clientes um sucesso.

10 segredos para prospectar clientes que que você não sabia

Ofereça o seu produto às pessoas certas

Se tem algo que irrita é ter oferta de algo que não tem interesse, independente do que seja, tanto para quem está recebendo a informação quanto para quem está ofertando.

Pois de um lado é perda de tempo receber ligação ou email e mensagens do que não quer e por outro perda de tempo e investimento para quem não dá retorno.

Dessa forma, antes que faça uma prospecção,avalie o seu produto e os clientes a quem deseja fazer a oferta, alinhe bem os interesses, pesquise o mercado e as empresas para minimizar gastos desnecessários.

Não é a quantidade neste momento que vai te trazer clientes e sim o acertar o alvo da necessidade do cliente, que é seu público alvo.

Prospectar não é vender: reconheça a diferença

Fazer prospecção é fazer a conexão entre o cliente em vista e você como vendedor, através da prospecção é que as portas se abrem para boas vendas, mas não é a venda em si.

Se atropelar esse processo e confundir prospecção de clientes com vendas de produtos, o risco com a perda do cliente é bem grande.

Use sua cartela de cliente para novas indicações

Sua cartela de clientes atual pode ser a porta de entrada para novos clientes, para isso basta que você crie uma estratégia para que seus clientes atuais indique novos clientes, e para isso, você pode dar alguma vantagem em um dos negócios a fechar ou, quem sabe, já fechados.

Claro que uma boa indicação pode vir de forma voluntária com a satisfação do próprio cliente, afinal o bom boca a boca ainda funciona bem.

Seu portfólio pode ajudar na sua prospecção

Seu portfólio pode te ajudar muito nesta fase de prospecção, afinal ao observar como anda o relacionamento de vocês através das anotações feitas, que diga-se de passagem, são muito importantes, é possível perceber quais estão há mais tempo sem efetuar uma compra.

Através disso, entre em contato e procure saber o motivo da parada na conta, sonde as necessidades, reconquistar um cliente antigo é mais barato do que fazer novos.

Seja visto pelo mundo através da internet

Se deseja ser visto e reconhecido, então marque presença nas mídias sociais, desta forma a chance de retorno de negócios aumenta bastante e a prospecção de clientes se torna eficaz usando a metodologia correta

No entanto, não saia fazendo prospecção na rede de forma aleatória, seja preciso e faça uma busca de qualidade, procurando perfis que sejam reais e que se enquadrem no seu produto.

Use essa ferramenta de forma dinâmica, seja com uma newsletter informativa sobre a empresa, os produtos que são ofertados e os bons benefícios para novos clientes.

Crie blogs, redes sociais, forneça o link, inclusive do site da empresa, onde através dos cadastros feitos, é possível fazer um pente fino nos clientes que são potenciais para o produto comercializado pela sua marca.

Pesquise sobre o cliente

Conhecimento é tudo, portanto conheça o seu cliente em potencial, para através das informações a respeito dele, seja possível montar com planejamento uma estratégia melhor para alcançá-lo e demonstrar a importância de mantê-lo como parceiro.

Convenções e feiras são uma ótima fonte de clientes em potencial

Esse é o que chamamos de faca de dois gumes, afinal não tem lugar melhor para que você entenda como o mercado está se comportando neste momento, conhecendo novidades para o futuro e uma excelente fonte de prospecção de clientes.

São nesses lugares que há disponibilidade de pessoas que têm interesse no que está surgindo, desejosas de aprenderem sobre o mercado e seus produtos e assim portas com grandes possibilidades de serem abertas.

Seja focado
Ajuste seu foco para otimizar seu tempo de prospecção e alcançar os alvos pretendidos de forma eficiente.

Planeje
Não use as improvisações para atrair o cliente, esteja preparado para apresentar-se e ao produto que você representa.

Procure pela pessoa certa, que possa fechar negócios e ouça com atenção o cliente em potencial, demonstrando interesse na pessoa ou empresa que ela representa e não somente em sua venda, tire dúvidas e alcance parceiros para uma vida.

Não tenha pressa
A prospecção não é algo que se consiga fazer de um dia para o outro, portanto tenha calma e defina bem os passos a serem dados.

Se conseguir a atenção de um cliente promissor, feche um acordo para retomar a conversa através de apresentação, por exemplo, ou um encontro pessoal, caso contrário, tente perceber o que faltou para que houvesse uma conexão e refaça seus passos.

Se fechou o negócio, se preocupe com a pós-venda, mantenha o contato, gerando confiança e segurança no relacionamento comercial, pois desta forma é possível não só uma venda boa, mas sim uma parceria promissora.

Com essas dicas, acreditamos que você está preparado para que a prospecção de clientes seja um sucesso e renda bons resultados.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.