10 motivos para você investir em Networking

Apostar e investir em networking, pode ser uma excelente ideia para empreendedores e vendedores que estão em busca de novas oportunidades de crescimento.
Certamente manter o contato com outros empreendedores e profissionais acaba sendo um fator determinante para o desenvolvimento total do negócio próprio.
Devemos lembrar que dificilmente chegamos muito longe quando estamos sozinhos, portanto, toda a ajuda é bem-vinda.
Apesar de termos tantas estratégias e ferramentas diferentes que servem para otimizar as operações dentro da empresa, certamente o contato com outras pessoas é essencial e fundamental para que haja um desenvolvimento.
Além do mais, uma relação de compra e vendas tende a ser baseada no relacionamento entre duas pessoas, e claramente o mesmo vale para parcerias ou mesmo para a contratação de um funcionário.
Porém, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre as principais apostas dentro do networking, continue lendo nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Saiba o que é o networking

Apesar de muitas pessoas falarem sobre a importância do networking, tem várias que ainda não sabem exatamente o que esse termo representa.
E o fato é que é bem fácil de criar uma certa confusão devido a práticas associadas ao processo, adicionando diversos profissionais desconhecidos nas redes ou mesmo sair distribuindo o cartão de visitas para todas as pessoas presentes em feiras.
Certamente essas não são formas de praticar networking, quando falamos sobre esse processo, falamos sobre uma troca de experiencias ou mesmo conhecimentos que podem simplesmente gerar novos negócios.
Na verdade, o contato é bem duradouro, sendo que as relações profissionais são cultivadas e tosas as partes saem satisfeitas.

Veja porque apostar no networking

De fato, não faltam excelentes razões para finalmente apostar neste processo. Assim com outros relações entre os seres humanos, o fato é que todos podem sair ganhando principalmente quando existe uma boa sintonia.
Dentro de uma empresa, os impactos de um bom trabalho acabam fazendo a diferença no crescimento profissional.
Vamos conferir abaixo quais são as principais razões para apostarmos no networking, veja mais:

01. Ajuda na construção de uma boa reputação tanto da empresa quanto do empreendedor

Sim, esse é um processo que possui relação direta com a reputação da pessoa e de seu ambiente de trabalho.
Quando o empreendedor, por exemplo, é visto constantemente em importantes eventos dentro do seu segmento de atuação, além de manter bons relacionamentos com pessoas de prestígio, o mesmo automaticamente passa a ser encarado como uma autoridade dentro do segmento.

02. Você tem acesso a novas experiências e conhecimentos

Quando apostamos no networking ele é capaz de permitir uma visão bem ampla que o líder possui em relação aos seus negócios e dos demais segmentos.
Sendo assim, cada troca de experiência juntamente com novos profissionais acaba se transformando em um enorme aprendizado.
Além do mais, é possível ainda extrair diversos insights que são preciosos para poder inovar os negócios e as técnicas de vendas.

03. Você conseguirá destaque em relação à concorrência

Para conseguir se destacar em um mercado tão competitivo quanto o atual, será preciso explorar com propriedade todas as ferramentas que estão à disposição.
Dessa forma, ao investir nesse processo, essa acaba sendo uma das maneiras de demonstrar que você literalmente está um passo à frente da concorrência.
A partir daí é possível conquistar novos clientes, sempre descobrindo parcerias boas e aquelas que podem ser reaproveitadas.

04. Você será capaz de atrair os maiores talentos do mercado

Não é muito fácil encontrar profissionais que são completamente competentes, não é mesmo? Na verdade, os verdadeiros talentos possuem possibilidade de escolher onde irão trabalhar.
É justamente por isso que apostar no networking é interessante, afinal, ao nutrir boas relações com tais profissionais conseguirá atraí-los para sua organização.

05. você encontrará potenciais clientes

Quando você está inserido em um ambiente cheio de profissionais ou empresários, é bem fácil encontrar clientes em potencial, principalmente se as empresas em questão atuam em um modelo de B2B.
Sim, esse processo contribui para que você consiga encontrar excelentes oportunidades de negócio.
Dependendo do produto ou serviço que sua empresa oferece, existem diversos empresários que podem estar interessados em comprar.

06. Você construirá parcerias de sucesso

Além de ser capaz de atrair talentos e clientes, será possível apostar no networking para poder construir excelentes parcerias.
É possível sim criar excelentes relações que concedam benefício mútuo para que todos saiam satisfeitos.
Além do mais, você ainda poderá promover o crescimento da sua empresa impulsionando ainda mais seus parceiros.
Sabemos que o poder das parcerias é mais do que indiscutível, no entanto, encontrar bons parceiros é realmente um enorme desafio.
É bem possível que se você enviar mensagens para empresários antes de conhecê-los você verá que é difícil mesmo atrair o seu interesse.
Lembrando que os bons relacionamentos são construídos ao longo do tempo capazes de criar uma visão ainda mais positiva sobre seu trabalho, criando assim um excelente caminho para parcerias de sucesso.

07. Será possível manter uma rede de contatos mais ativa

Ter uma rede de contatos ativa pode ser relativamente importante, mesmo que esses contatos não possam ajudá-lo de forma direta, você ainda expandirá seu leque de contatos.
Lembre-se que ter acesso a informações e experiências acaba sendo algo muito importante no dia a dia!

08. Haverá um impacto positivo sobre todos os demais canais de marketing

De fato, os canais de marketing funcionam de forma interligada, sendo que qualquer ação capaz de carregar a marca da sua empresa acaba contribuindo de forma positiva ou negativa em relação a sua reputação no mercado.
Aposte no networking para poder aumentar a visibilidade do seu negócio!

09. Possibilidade de ver cases de sucesso

Sim, durante esse processo será possível obter informações detalhadas de cases e modelos de negócios de sucesso.
Eles ajudam com que você tenha mais ideias e consiga analisar melhor seus erros e acertos dentro do mundo dos negócios.

10. Possibilidade de mostrar sua expertise

Ao fazer networking, indiretamente será possível fazer seu próprio marketing, você poderá apresentar suas experiências, talentos e expertises.
Claramente é o momento ideal para conseguir mostrar o profissional que és, sem parecer uma propaganda forçada.
Lembrando que durante o processo há uma troca de conteúdos por meio da amizade, atenção e do relacionamento entre os participantes.

Gostou das nossas 10 dicas? Fique conosco e continue atento aos novos conteúdos, até logo!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.