10 coisas que não te contaram sobre redes sociais

Presente na vida da maioria dos brasileiros, as redes sociais se tornaram, além de passatempo, ambiente de trabalho. Mas apesar disso, existem 10 coisas que não te contaram sobre redes sociais. Coisas essas que você precisa saber para ser mais assertivo e dinâmico em suas postagens.

Hoje, vamos falar desses 10 fatos que poucas pessoas sabem sobre as redes sociais, incluindo a principal ferramenta de hoje em dia: o Instagram.

Continue o texto para saber mais e veja se há algo que você fazia de errado. Boa leitura!

Confira abaixo 10 coisas que não te contaram sobre redes sociais

Apesar de bem ampla no cotidiano dos brasileiros, as redes sociais ainda apresentam certos detalhes que merecem atenção. Confira abaixo 10 coisas que não te contaram sobre elas e confira se você estava utilizando-as da forma correta.

1:Não é necessário estar em todas as redes sociais

Algumas pessoas acreditam que para ter notoriedade é necessário estar em todas as redes sociais, o que é uma grande mentira. Entenda que independente da rede – Instagram, Facebook, TikTok, etc – você precisa de tempo para administrar e principalmente, descobrir em quais redes seus clientes estão.

2:Redes sociais tem custos

tre as 10 coisas que não te contaram sobre redes sociais é que elas tem custos, não só financeiros em algumas vezes, como também, custos de tempo. Engana-se quem afirma que as mídias sociais são de graça e não exigem nenhum tipo de investimento.

Seja para trabalho ou apenas para entretenimento pessoal, o conteúdo precisa ser pensado, elaborado e desenvolvido. Leva tempo para editar um vídeo para o reels ou igtv, por exemplo. Stories precisam ter relevância. E, ainda, você precisa ter tempo para interagir com outros perfis.

3:Ganhar seguidores não deve ser o seu foco

Ter muitos seguidores no perfil não é sinônimo de sucesso, fama, interação ou engajamento. Não adianta você ter 5 mil amigos no Facebook, se apenas 50 comentam suas postagens ou curtem suas fotos. Da mesma forma, ter 10, 15 mil seguidores no Instagram se nem 100 sequer visualizam seus Stories.

Tenha em mente que redes sociais é relacionamento. Como o próprio nome sugere: são redes que conectam pessoas. Logo, pessoas querem ver pessoas, quem te segue deseja ver e acompanhar a realidade.

Diante disso, você deve promover interação com os seguidores que já tem, pois os novos serão apenas consequência. Ao invés de seguir estratégias para captar perfis, elabore enquetes, perguntas, compartilhe momentos. Fortaleça os seus laços.

4:Excesso de conteúdo não vai trazer melhores resultados

É isso mesmo! Excesso de conteúdo não vai te trazer melhores resultados. Há certos “gurus” de marketing digital por aí impondo quantidade específica de Stories por dia, número de publicações do feed e tudo mais. Mas um ponto que muitos se esquecem é a qualidade do conteúdo.

Você pode realizar poucas postagens por semana ou passar dias sem postar Story, mas se todos eles forem de qualidade e relevantes para o seu público, você alcançará credibilidade entre eles.

5:Corporativismo não atrai

Corporativismo não atrai. De todas as 10 coisas que não te contaram sobre redes sociais, certamente essa é mais uma. Se você utiliza as redes para o seu negócio, saiba que esbanjar apenas informações profissionais,pode chatear os seguidores.

Pessoas querem ver realidade, assistir os bastidores. O pronto, acabado, o feito, eles já visualizam. Mas qual é a loja que mostra em seu estabelecimento, o processo de produção, por exemplo? Qual gerente fica falando de seus desafios? As redes sociais são excelentes fontes para humanizar relações.

6:Os stories precisam ser originais

Entre as redes sociais, o Instagram é a ferramenta mais inteligente. Ela dá uma importância especial para os stories que sejam originais. Se você tem o costume de compartilhar vídeos prontos de outros perfis nessa ferramenta, comece a minimizar essa atividade.

Crie Stories de si mesmo. Mesmo que você tenha vergonha ou timidez de gravar vídeos, comece aos poucos. Vá tirando uma foto, escreva um texto… A originalidade dos stories conta para que a rede social entregue o seu conteúdo.

7:Hastaghs tem função específica e são muito poderosas

Outra coisa que certamente não te contaram sobre redes sociais é que as hashtags tem uma função, que não é a de “embelezar” o post, e sim de ranquear conteúdo.

Se você utilizar uma hashtag como, por exemplo, “#marketingdigital”, a sua postagem com esse termo vai aparecer para quem pesquisar essa hashtag. Logo, se você deseja que mais pessoas vejam sua publicação, precisa utilizar as hashtags da maneira correta.

8:É preciso utilizar todas as ferramentas

Utilizar todas as ferramentas do perfil faz com que a rede social entregue o seu conteúdo para mais perfil, o que, consequentemente atrai mais número de seguidores.

Deste modo, você deve usar tudo o que está disponível, reels, igvt, ferramentas do Story como GIFs, enquetes, entre outras ferramentas.

9:Não pode ter medo de seguir pessoas

Por medo de ter um feed bagunçado e com muito conteúdo, alguns tem medo de seguir pessoas. Mas se tem algo que não te contaram sobre as redes sociais, é que quanto mais você seguir pessoas que te interessam de verdade, mais tende a ter uma troca de qualidade.

Mas lembre-se de seguir perfis relevantes para você, com conteúdo que possa agregar em sua vida. Não siga apenas por seguir.

10:Importância do Explorar do Instagram

O Explorar do Instagram reúne postagens que estão acima da média. Isso quer dizer que essas postagens utilizaram a hashtag de forma inteligente, tiveram boa interação e colocaram um bom conteúdo na postagem. Consequentemente, tudo isso vai gerar mais visibilidade.

Por fim, saber de todas essas 10 coisas que não te contaram sobre redes sociais, principalmente sobre o Instagram, te ajudarão a criar conteúdos mais assertivos e objetivos para as suas metas.

Não se esqueça que redes sociais é relacionamento. Foque nisso e você terá sucesso.

Até mais!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.